Publicidade

Cidade na Alemanha carrega carro elétrico na calçada, mas sem "gato"; saiba como

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Rheinmetall
Divulgação/Rheinmetall

A busca por soluções para melhorar a infraestrutura de recarga para carros eletrificados não é exclusividade do Brasil. Até mesmo grandes centros da Europa têm inovado na hora de procurar tecnologias que facilitem a vida de quem já optou por um meio de transporte não poluente. É o caso da cidade de Colônia, na Alemanha.

Por lá, a empresa Rheinmetall AG revelou que concluiu, com enorme sucesso, os testes com um aparelho que promete revolucionar o modo de carregar um carro elétrico: o Curb Charger que, em português, pode ser chamado de carregador de calçada. E ele é 100% fiel ao nome.

O Curb Charger é, literalmente, um carregador instalado no meio-fio da calçada que permite ao proprietário recarregar seu carro elétrico com facilidade, rapidez e segurança, em velocidades de até 22 kWh (se o sistema do carro suportar).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“É assim que contribuímos para a transição da mobilidade com soluções inovadoras. O Curb Charger está pronto para produção em série. Com isso, a infraestrutura de carregamento urbano é repensada, pois economiza espaço, é robusta, sem barreiras, e integrada às estruturas urbanas existentes”, explicou Christoph Müller, CEO da Rheinmetall.

Carregador de calçada encara qualquer tempo

O Curb Charger é um carregador “de verdade”, e não funciona como o “gato” feito por um proprietário de carro híbrido no Rio de Janeiro. Caso vocês não se lembrem, ele simplesmente conectou a energia de um poste de iluminação pública ao seu carro para recarregar as baterias, colocando a própria vida em risco.

No caso do carregador de calçada, a empresa explicou que ele conta com alto nível de proteção (IP68) e, por isso, pode ser utilizado sob condições climáticas extremas (frio ou calor) e até mesmo sob chuva intensa.

“Caso haja acúmulo de água na rua e comprometa o processo de carregamento seguro, um sensor de nível de água interrompe o processo antes que o dispositivo de corrente residual (RCD) seja acionado”, explicou, em seu site oficial.

Segundo a Rheinmetall, o Curb Charger está pronto para ser produzido em massa e, para isso, foi submetido a 2.800 ciclos de carga desde julho de 2024, com funcionamento contínuo e apenas 1% do tempo parado para manutenção. Os resultados apontaram que é possível recuperar até 19 kWh por ciclo, o que gera, em média, 120 km de autonomia ao carro.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Vimos de perto o carregador rápido da BYD

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*