Chineses testam ônibus que passa por cima dos engarrafamentos

Por Redação | 02 de Agosto de 2016 às 22h38

Em maio, durante a 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, uma companhia chinesa apresentou um projeto de um ônibus elevado capaz de ultrapassar qualquer congestionamento. O modelo, chamado Ônibus de Passagem Elevado (TEB), ganhou repercussão internacional na época, e agora retorna aos holofotes por estar, finalmente, pronto.

De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (2), o ônibus futurista fez sua estreia em Qinhuangdao, na província de Hebei. Claro que a exibição ainda não mostrou toda a capacidade do veículo, que circulou por uma faixa controlada de apenas 300 metros, mas a novidade mostra o que se pode esperar para solucionar um dos maiores problemas na China: o congestionamento.

Para quem não sabe, o veículo foi projetado para transportar até 1.400 passageiros por viagem, e apresenta um amplo espaço em sua base que permite que os carros o ultrapassem ou, em casos de engarrafamento, que o ônibus avance por cima deles. Movimentando-se através de trilhos, o gigante apresenta comprimento de, aproximadamente, 60 metros, altura de 4,5 metros e largura de 7,8 metros.

Para além de funcionar como uma solução para o trânsito, o TEB também pode ajudar as cidades a se tornarem mais ambientalmente amigáveis. Seu tamanho lhe permite substituir 40 ônibus convencionais e, por ser alimentado por eletricidade, a ideia é que o projeto reduza o consumo de combustível em cerca de 2.500 toneladas por ano.

Fonte: The Verge