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Chinesa que sonha em derrubar BYD registra primeiros carros no Brasil

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Divulgação/GAC
Divulgação/GAC

GWM, Zeekr, Chery e até mesmo a Seres, que já fechou as portas no Brasil, tentaram, sem sucesso, derrubar a BYD no mercado verde-amarelo. Isso, porém, não parece ter assustado os executivos da GAC, a mais nova montadora chinesa a apostar no país.

A marca se comprometeu a investir R$ 6 bilhões por aqui nos próximos cinco anos e, para iniciar as operações, registrou seus primeiros modelos no país, além de obter o selo oficial do Inmetro a respeito da autonomia das baterias, ponto fundamental para quem busca por carros elétricos ou híbridos.

Os primeiros três carros a passar pelo crivo do exigente Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), bem menos “generoso” que o chinês, por exemplo, são da mesma família, a submarca Aion: Y Plus, ES e Hyptec.

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Além do trio já aferido pelo Inmetro, a GAC planeja lançar por aqui pelo menos mais 12 modelos de carros. O organograma prevê sete lançamentos ainda em 2025, mas a ideia é ter um total de 15 carros no mercado brasileiro até o fim da década — e do primeiro ciclo de investimentos no país.

Qual a autonomia dos carros da GAC?

Os três primeiros carros registrados pela GAC para tentar destronar a BYD no Brasil têm, ao menos segundo a aferição oficial do Inmetro, um ponto em comum na briga pelo coração do consumidor: a boa autonomia por ciclo de carga.

O Ayon Y Plus, modelo que é apontado como futuro rival do Yuan e até mesmo do Song, tem autonomia para rodar até 318 quilômetros sem precisar recarregar, graças à bateria de 64 kWh.

O Hyptec, por sua vez, tem bateria maior, de 83,3 kWh e, com isso, entregará 362 quilômetros por ciclo de carga ao motorista. O sedan ES, apontado como futuro concorrente do BYD Seal, é o que tem menor alcance, com capacidade para rodar 314 quilômetros antes de precisar de uma tomada.

A GAC ainda não detalhou quantas ou quais versões de cada modelo serão lançadas por aqui, tampouco a faixa de preços que cada um de seus carros elétricos se encaixa, mas, pela proposta de disputar mercado com a BYD, dá para esperar valores agressivos, ao menos em um primeiro momento. É esperar para ver.

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