China proíbe carro elétrico de estacionar em prédios por risco de incêndio
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Hotéis e edifícios públicos estão proibindo que carros elétricos acessem suas garagens subterrâneas, na província de Zhejiang, ao sul de Xangai (China). A justificativa seria por questões de segurança, por receio de que os carros possam se incendiar repentinamente.
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Segundo a imprensa local, cidades como Hangzhou, Ningbo e Xiaoshan iniciaram a proibição após ao menos 11 relatos de combustão espontânea em veículos elétricos, que teriam ocorrido entre abril e maio.
Estacionamento separado para elétricos
Com o banimento dos estacionamentos internos de prédios, motoristas de veículos elétricos estão sendo orientados a seguirem para locais especiais, afastados e abertos.
Além de carros, a proibição também estaria valendo para qualquer tipo de veículo equipado com baterias de íons de lítio: bicicletas, motos, utilitários e até caminhões. Com a medida, diversos proprietários estariam se manifestando nas redes sociais de forma contrária à medida.
Segundo dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), modelos elétricos e híbridos plug-in responderam por quase 40% dos emplacamentos de veículos novos feitos no 1º semestre de 2024.
Esse percentual representa um recorde histórico de participação, mostrando o rápido avanço do mercado de eletrificados, puxado por marcas locais como a BYD, a exemplo do que ocorre aqui no Brasil, maior importador de carros elétricos fabricados na China.
Coreia do Sul também proíbe
Medida similar foi adotada em Seul (Coreia do Sul) em agosto, após um Mercedes-Benz EQE se incendiar enquanto estava estacionado na garagem subterrânea de um condomínio, danificando outros 880 carros e 1.600 residências.
Em resposta, autoridades da Região Metropolitana da capital sul-coreana definiram que veículos elétricos só podem acessar estacionamentos subterrâneos se estiverem com menos de 90% de carga.
Além disso, nenhum veículo elétrico pode ser recarregado em mais de 80% nas estações públicas de recarga rápida.
Brasil discute normas
No Brasil também se discutem, desde o começo do ano, normas exclusivas para ampliar segurança no estacionamento de carros elétricos em locais fechados, mas sem avanço.
Em abril, o Comando do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo (CBPMESP) definiu parecer técnico recomendando espaço de 5 metros entre cada vaga para carros elétricos, para dificultar o alastramento do fogo em caso de incêndio.
Outra proposta é construir barreiras de 1,60 m de altura por 5 m de comprimento, bem como instalar o sistema de detectores de incêndio com sprinklers (espécie de chuveiro automático no teto de instalações) para evitar incêndios de grandes proporções em caso de falhas com os veículos elétricos.
Fonte: RFA e The Korea Herald