Publicidade

China cria sistema que “lança” bateria de carro elétrico em caso de fogo

Por  | 

Compartilhe:
Aurizn/Facebook/Reprodução
Aurizn/Facebook/Reprodução

Um sistema inovador criado na China para aumentar a segurança dos carros elétricos viralizou. O motivo? Para evitar incêndios causados por superaquecimento das baterias, o chamado sistema EV Battery Ejection System ejeta completamente o pacote de componentes para fora do veículo em menos de um segundo. O uso da tecnologia foi demonstrado em um Chery iCar 03. 

Criada pelo Vehicle Collision Repair Technical and Research Center, da China, a solução chama atenção pelo conceito, que lembra o do airbag, mas também pela complexidade da execução, que é tecnologia pura: o sistema tem sensores que o acionam automaticamente assim que detectam sinais de aquecimento excessivo. 

Depois, a bateria é disparada em alta velocidade a até 6 metros de distância e cai em um local especial, com cobertores resistentes ao fogo. No vídeo de demonstração, a bateria foi lançada em alta velocidade e caiu corretamente em na área segura.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Incêndios em carros elétricos

O risco de incêndio em carros elétricos é um dos principais argumentos de críticos da tecnologia. Embora estudos indiquem que EVs pegam fogo com menos frequência do que veículos a combustão, as chamas de eventos do tipo podem ser intensas e difíceis de controlar

No caso, o sistema rendeu preocupações devido à segurança do seu funcionamento: o recurso dispara pelos ares o conjunto de baterias que, além de pesar algumas centenas de quilos, dificilmente cairia em um local livre de outros carros ou de pessoas em uma situação de uso real. 

O centro responsável pelo projeto e a Joyson Electronics não confirmaram se o sistema vai ser oferecido a montadoras. Caso uma tecnologia do tipo chegue às fabricantes, é provável que venha acompanhada de câmeras e radares para evitar que atinja pedestres ou carros próximos.

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Continua após a publicidade

Fonte: CarExpert