Publicidade

Chevrolet Equinox EV: 4 acertos e 1 “vacilo” do SUV elétrico

Por  | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O Chevrolet Equinox EV foi lançado no Brasil pela GM para provar que a marca sabe fazer carros elétricos e, mais do que isso, produzir os veículos ecologicamente corretos com luxo, requinte e sofisticação.

O SUV médio mostrou, durante os dias que passou com o CT Auto, que está um patamar acima dos demais modelos que a GM vende no mercado verde-amarelo e, por isso, pode satisfazer o cliente que busca por um modelo premium, mas não quer sair da marca generalista.

Como tudo na vida, porém, o Equinox EV não é perfeito. Por isso, reunimos em uma lista, 4 grandes acertos da GM no novo SUV e, também, um enorme “vacilo” que pode custar melhores números no que diz respeito aos emplacamentos. Confira

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Acerto 1: Design

O primeiro acerto do Equinox EV é o design. O SUV elétrico médio é um dos carros mais bonitos à venda atualmente no mercado brasileiro, com destaque para o conjunto óptico dianteiro.

O capô com vincos marcantes, os faróis em LED afilados, as rodas calçadas por pneus largos e a traseira com lanternas interligadas, também em LED, e o símbolo da Chevrolet no centro, tornam o SUV um dos mais belos do mercado brasileiro.

Acerto 2: Desempenho

O Equinox EV é um carro bem agradável de dirigir. Dotado de dois motores elétricos, ele entrega quase 300 cv de potência (292) e 47,8 kgf/m de torque nas mãos do condutor. O 0 a 100 km/h é feito em até 5,8 segundos, e a velocidade máxima declarada é de 190 km/h.

Embora bastante potente, o Equinox EV se mostrou extremamente equilibrado, ou seja, com uma dirigibilidade excelente. A “culpa” é do centro de gravidade baixo, graças à bateria no assoalho. Isso ajuda o SUV a ter rolagem mínima de carroceria. A tração integral eAWD também tornou a dirigibilidade do Equinox EV bastante assertiva.

Continua após a publicidade

Acerto 3: Tecnologias

O terceiro acerto do Equinox EV é o pacote tecnológico. E ele não se resume “apenas” às telas digitais para painel de instrumentos e central multimídia. O SUV “high tech de verdade”, como diz a GM em seu slogan, tem muito mais que isso.

O pacote de segurança do Chevrolet Equinox EV conta com sistemas aperfeiçoados de frenagem automática e correção de faixa, que agora trabalham em conjunto com o alerta de ponto cego. Na prática, isso significa que se quem estiver ao volante “ignorar” o sinal sonoro, o carro “não deixa” você mudar de faixa (e ainda treme o assento do banco do motorista).

Continua após a publicidade

Acerto 4: Eficiência energética

Fechando a lista de 4 acertos da GM no Chevrolet Equinox EV temos a eficiência energética. O SUV médio tem autonomia declarada de 443 quilômetros pelo Inmetro, mas, na prática, a bateria de 85 kWh entrega bem mais ao condutor.

Durante os testes com o CT Auto, o Equinox EV chegou a passar da barreira dos 500 km. Um dos “segredos” para essa excelente autonomia está na tecnologia. Mais precisamente no One Pedal. Ele tem dois níveis de atuação e atua como gerador, frenando o veículo e retornando energia para o carro. Isso estende a autonomia, especialmente em uso urbano.

Continua após a publicidade

Equinox EV: o grande (e único) vacilo da GM

Chegamos, então, ao grande (e único) vacilo que detectamos no Equinox EV: o preço. A GM optou por colocar o SUV elétrico em um patamar de preço premium. E essa decisão pode acabar “matando” o mercado do Equinox EV.

Embora seja um carro excelente, eficiente e tecnológico, o cliente que se dispuser a gastar cerca de R$ 420 mil em um carro novo tem um leque de opções bastante amplo, recheado de modelos de uma prateleira verdadeiramente premium, de marcas como BMW ou Volvo.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história