Publicidade

Chengdu J-36: China exibe caça de 6ª geração rival do F-47

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Site Poder Aéreo
Reprodução/Site Poder Aéreo

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) apresentaram recentemente o F-47, 1º caça de 6ª geração do mundo e, assim, abriu oficialmente a “corrida militar” para ver qual nação tem o maior poder de combate aéreo do planeta.

Nesta terça-feira (8), a China, que está com as relações estremecidas com o país da América do Norte por conta das últimas decisões do presidente Donald Trump, deu a resposta e mostrou que não quer ficar para trás na disputa.

Um vídeo publicado no X (antigo Twitter) mostrou um caça chinês de 6ª geração em testes na província de Sichuan. Identificado na postagem como Chengdu J-36, o avião de combate é um dos principais projetos desenvolvidos em um programa militar secreto pela Chengdu Aircraft Industry Group.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No vídeo, é possível observar o Chengdu J-36 realizando manobras de procedimento de pouso, e nada mais, já que a filmagem publicada nas redes sociais tem apenas poucos segundos de duração. Mesmo curto, porém, o vídeo gerou curiosidade.

Como é o caça de 6ª geração da China?

Embora a China não tenha divulgado qualquer informação oficial a respeito do Chengdu J-36, algo comum em se tratando do país asiático, a mídia especializada revelou algumas das principais características do caça de 6ª geração que fará companhia ao F-47 na prateleira mais alta dos aviões de combate no mundo.

A aeronave chinesa aparenta não ter estabilizadores verticais, destacando, assim, sua aparência stealth, com design em forma de diamante. O Chengdu J-36 conta ainda com três motores e autonomia operacional expandida, além de estar preparado para receber novas e modernas tecnologias.

As primeiras informações colhidas, embora extra-oficiais, também apontam que o caça chinês de 6ª geração terá excelência no que diz respeito à manobrabilidade e, claro, na missão de fugir dos radares inimigos, exaltando sua capacidade furtiva.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Carro com drone faz sucesso na CES 2025