Carros voadores estão prestes a operar em São Francisco
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A United Airlines Ventures, braço de uma das mais importantes companhias aéreas do mundo, anunciou um investimento de US$ 15 milhões na Eve Air Mobility, divisão de carros aéreos da Embraer, ainda em 2022.
- Empresa transforma Airbus em hotel voador com diária absurda
- Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
O plano traçado lá atrás, de impulsionar a mobilidade urbana aérea na área da Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, por meio de carros voadores do tipo EVTOL, agora está perto de se tornar real.
As empresas trabalharão em conjunto com as autoridades locais e os provedores de infraestrutura, energia e tecnologia. O objetivo é garantir um ecossistema pronto para colocar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical o mais rápido possível em ação.
"Nosso objetivo é oferecer aos residentes e visitantes da área da Baía de São Francisco um transporte eficiente e competitivo em termos de custo em uma das áreas urbanas mais densamente povoadas dos EUA. A área da Baía é perfeita para voos de eVTOL em função de seu tamanho, tráfego, foco em sustentabilidade, inovação e compromisso em adicionar outras opções de mobilidade”, analisou André Stein, co-CEO da Eve.
Michael Leskinen, presidente da United Airlines Ventures, endossou as palavras de Stein e também apontou como as empresas podem trabalhar juntas para “revolucionar a forma como os clientes trabalham, vivem e viajam”.
“A rota proposta pela Eve é um primeiro passo fundamental para tornar essa jornada totalmente elétrica e silenciosa uma realidade para os moradores da área da Baía”, apostou Lesniken, revelando que, quando o serviço estiver ativo, a United poderá ter toda a sua frota de eVTOLs atendida pela rede de serviços e suporte da Eve.
Empresas apostam no “barato e limpo”
A ideia da United Airlines Ventures ao investir na Eve é baratear, agilizar e, principalmente, “limpar” as viagens dos clientes da empresa que precisam se deslocar com rapidez em ambientes urbanos ou para chegar aos aeroportos centrais.
Os carros voadores da Eve são 100% elétricos, têm autonomia para voar até 100 quilômetros por carga e, além de zero emissores de poluentes, são completamente silenciosos. Segundo a empresa, as configurações permitirão, no futuro, que eles também cruzem os céus de forma autônoma, ou seja, sem piloto a bordo.
A previsão das empresas para que os eVTOLs, carros voadores, comecem a cruzar a Baía de São Francisco é para os primeiros meses de 2026.