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Carros usados podem ficar mais baratos após redução do IPI; entenda

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Volkswagen/Divulgação
Volkswagen/Divulgação

Como bem sabemos, o mercado de carros usados no Brasil está mais aquecido do que nunca. Em 2024, por exemplo, o setor bateu recorde de comercialização, acumulando 15,7 milhões de unidades vendidas. 

Mesmo assim, os valores desses veículos, assim como no segmento de carros zero-km, está muito acima quando comparado a alguns anos atrás. Modelos que você encontrava por cerca de R$ 5 mil ou R$ 10 mil, agora não são vendidos por menos de R$ 20 mil. 

Porém, após o anúncio da isenção de IPI para alguns modelos fabricados no Brasil e do novo programa “Carro Sustentável”, o preço dos carros usados deve cair no mercado brasileiro. Pelo menos é isso que espera Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto, autotech especializada no segmento automotivo.

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“Essa medida vai provocar uma queda nos preços dos carros usados compactos e sustentáveis, categoria contemplada pelo programa. Como os veículos novos vão ficar mais acessíveis, os usados do mesmo segmento ficarão mais baratos”, afirma o executivo. 

Portanto, modelos que se encaixam nas regras divulgadas pelo governo, tendem a ter uma baixa procura neste momento, já que a população aguardará o desconto das reduções. Até o momento, apenas a Volkswagen e a Fiat divulgaram os novos preços com a isenção de IPI. 

“Até que os preços dos carros novos sejam reduzidos com a isenção do IPI, a procura deverá diminuir como ocorreu em 2023, quando o governo federal aplicou descontos baseados em créditos tributários para veículos de até R$ 120 mil. Na época, a procura por esses modelos caiu 37%, mas a demanda voltou a crescer consideravelmente quando os carros novos ficaram mais baratos”, afirma Sant Clair. 

Em conjunto disso, com a diminuição do preço de tabela destes automóveis, suas variantes usadas também sofrerão uma redução, ficando mais baratos e acessíveis no mercado de carros seminovos. 

Quais carros terão desconto de IPI?

Para obter a isenção de IPI, os veículos precisam atender quatro quesitos:

  • Emitir menos de 83g de C02 por quilômetro (do poço à roda)
  • Possuir mais de 80% de materiais recicláveis
  • Ser um carro compacto
  • Ser produzido no Brasil (Produção SKD e CKD não estão inclusas)
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Envelhecimento da frota 

Com o aumento dos preços dos carros zero-km no Brasil, a frota de veículos usados cresceu (e muito) nos últimos 10 anos

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotivos (Sindipeças), o mercado nacional passou de 55,3 milhões de carros em circulação para 62,1 milhões entre 2012 e 2024. 

Em conjunto do crescimento de unidades, o envelhecimento dos modelos também se tornou mais significativo. A média de idade dos carros dirigidos nas ruas brasileiras é de 8 anos e 1 mês. Uma alta de quase 30%. 

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No ano passado, por exemplo, dos quase 16 milhões de unidades de carros usados comercializados, a maioria tem 13 anos ou mais, segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). Confira os dados de cada categoria batizada pelo órgão:

  • Seminovos (0 a 3 anos): com 2.541.872 vendas;
  • Usados Maduros (9 a 12 anos): com 3.531.095 vendas;
  • Usados Jovens (4 a 8 anos): com 3.982.867 vendas;
  • Velhinhos (13 e + anos): com 5.721.760 vendas.

A principal explicação para este movimento é a diminuição do poder de compra da população brasileira. Além de um aumento excessivo nos valores dos carros novos na época da pandemia. 

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Para se ter uma ideia, um Volkswagen Polo de entrada, equipado com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, partia de R$ 53.590 em 2019. Atualmente, a versão Track está disponível por R$ 95.790 no site da fabricante. 

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