5 carros de três rodas que você pode encontrar por aí

5 carros de três rodas que você pode encontrar por aí

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2022 às 11h30
Reprodução/Jiří Sedláček, Jennaemv, Jerome Wassenaarel

Um carro, por definição, é um meio de transporte que usa quatro rodas para se locomover, certo? Então prepare-se, pois pode até parecer esquisito, mas há uma série de modelos de carros de três rodas que você pode encontrar por aí.

Isso mesmo: alguns carros, inclusive um modelo bem recente, que pode vir a ser o carro elétrico mais barato à venda no Brasil, têm três, e não quatro rodas. Antes de falar do Kers Wee, no entanto, vamos viajar um pouco no tempo.

Separamos, em uma lista para lá de curiosa com 5 modelos de carros de três rodas que, se você tiver sorte, pode encontrar passeando por aí.

5. BMW Isetta

O primeiro dos 5 modelos de carros de três rodas que você pode encontrar por aí, embora seja bastante difícil, é o BMW Isetta.

Lançado após a 2ª Guerra Mundial, o modelo foi introduzido no mercado para oferecer uma entrada acessível à população no mundo automotor. Ele também foi lançado em uma versão tradicional, com quatro rodas, como mostra a imagem.

BMW Isetta com três ou com quatro rodas? Carro foi lançado após a 2ª Guerra Mundial (Imagem: Divulgação/BMW)

4. Reliant Regal

Famoso por ter contracenado com Rowan Atkinson na série Mr. Bean, o Reliant Regal é um dos modelos mais conhecidos de carros de três rodas do mundo.

O estranho veículo foi fabricado no Reino Unido entre 1953 e 1973 e, além da participação na série, também fez uma “ponta” no filme Carros 2 e participou do desfile de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Relliant Regan participou de Mr. Bean, Carros 2 e Jogos de Londres (Imagem: Reprodução/sludgegulper)

3. Solo EV

Lançado em dezembro de 2020, o Solo EV é um dos mais novos representantes da turma dos carros de três rodas e, em teoria, mais fácil de ser encontrado rodando por aí atualmente.

Inspirado no Reliant Robin (herdeiro do Reliant Regal, que já mostramos aqui), ele possui baterias de 17,3 kWh e um motor elétrico localizado na parte traseira, que dão ao carro de três rodas aproximadamente 160 quilômetros de autonomia. O preço? Cerca de US$ 18,5 mil.

2. Vandenbrink Carver

Feito na Holanda, o Vandenbrink Carver é o representante mais eclético da lista. Afinal, nos Estados Unidos o veículo é considerado uma moto de três rodas, mas, na Europa, você precisa ter habilitação de carro para poder dirigi-lo.

O Carver tem duas rodas atrás e uma na frente e pode se inclinar em até 45º. O motor de 660 cm³ é capaz de fazer o pequeno carro de três rodas acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes oito segundos.

Carver tem mais cara de triciclo do que de carro com três rodas (Imagem: Reprodução/Jerome Wassenaarel)

1. Kers Wee

Fechando a lista de 5 modelos de carros de três rodas que você pode encontrar rodando por aí está o brasileiríssimo Kers Wee, que citamos brevemente no começo da matéria.

Segundo o presidente da marca, o carro elétrico mais barato do Brasil terá 3 rodas, autonomia para 200 quilômetros, 100 km/h de velocidade máxima e será perfeito para carregar em casa em, no máximo, 8 horas. O preço deve girar em torno de R$ 95 mil.

Kers Wee pode ser o carro elétrico mais barato do Brasil (Imagem: Divulgação/Kers)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.