Carro elétrico europeu barato pode chegar em breve para enfrentar chineses
Por Danielle Cassita |

O grupo Renault está trabalhando em um novo carro elétrico urbano para 2026. Ainda sem nome definido, o modelo deve ser acessível na Europa para ocupar uma posição estratégica no portfólio da marca, ficando logo acima do Dacia Spring — ou Renault Kwid E-Tech, como é chamado no Brasil.
- Como é a fábrica da GWM na China? Canaltech conheceu
- 5 carros mais legais que vimos no Salão de Shangai 2025
Mesmo sem ter nome oficial, já se sabe que o novo modelo vai ser baseado no Renault Twingo E-Tech para chegar ao mercado como uma alternativa acessível e tecnologicamente superior aos carros compactos que integram a categoria atualmente.
Também não há confirmação sobre onde o novo carro vai ser produzido, mas é provável que o trabalho ocorra na Eslovênia. Desta forma, o grupo escapa das tarifas de importação que a União Europeia impõe aos carros elétricos produzidos na China.
Eficiência e soberania industrial
Diferente do Kwid E-Tech, que tem jeitão de "mini-SUV", o novo modelo deve ter silhueta mais baixa e alongada, que privilegia a aerodinâmica e o design moderno da Renault. Com um preço estimado em aproximadamente 18 mil euros (cerca de R$ 112 mil), o novo elétrico promete autonomia superior aos 225 km do ciclo WLTP oferecidos pelo atual Spring.
Por um lado, ainda não há confirmação de que o modelo vai chegar ao Brasil. Por outro, o projeto mostra que a Renault deve continuar trabalhando no segmento de entrada com foco na eletrificação de baixo custo — e, enquanto isso, a marca deve continuar investindo no Kwid E-Tech no Brasil como entrada para os modelos do tipo.
Leia também: