Carro elétrico dos "Flintstones" chega a velocidade incrível
Por Danielle Cassita |

A startup francesa Cixi fez os primeiros testes do Vigoz, veículo elétrico de três rodas que combina tecnologia automotiva com pedaladas. O protótipo, que lembra o carro da animação clássica Os Flintstones com ar futurista, chegou a 100 km/h nos testes, mas a empresa planeja alcançar a marca de 120 km/h.
- Nissan derruba preços e vende novo Kicks a preço de Kardian
- Antes de gastar R$ 4 mil numa e-bike, veja essas 5 dicas essenciais
No Vigoz, o motorista fica em uma cabine fechada com cinto de três pontos, e pedala em posição inclinada. Depois, o sistema PERS (sigla de “Sistema de Recuperação de Energia de Pedalada”) transforma a energia gerada na pedalada em propulsão elétrica enquanto recarrega uma bateria de 22 kWh.
Parece inusitado? Pois saiba que o carro “diferentão” tem espaço para um passageiro, um bichinho de estimação ou bagagens — mas, neste último caso, os itens ficariam presos em um compartimento aberto na parte de trás do veículo.
Carro dos Flintstones na vida real?
Capaz de comportar até dois passageiros, o Vigoz tem chassi equipado com elementos que absorvem impactos, mantendo a segurança dos ocupantes no caso de uma colisão. Já o sistema HVAC ajuda a manter a temperatura agradável no interior da cabine.
Agora que revelou o protótipo oficial, a Cixi vai aplicar os ajustes necessários para transformá-lo em um veículo que combina sistemas técnicos e design. Na sequência, vêm as fases de certificação e desenvolvimento e, finalmente, de produção.
Leia também:
- Quanto ganha um motorista de Uber no Rio de Janeiro?
- Atraso na produção do "fenômeno" Tera tem data para acabar
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Fonte: NewAtlas