Carro de corrida elétrico da Volkswagen bate recorde de Fórmula 1 em festival

Por Felipe Ribeiro | 08 de Julho de 2019 às 20h00
Volkswagen

A Volkswagen e o piloto Romain Dumas colocaram o carro elétrico ID R para correr no icônico percurso no evento de velocidade Goodwood Festival of Speed, em Goodwood, na Inglaterra, e assustaram os presentes ao bater uma importante marca: superaram o recorde de Nick Heidfeld, piloto da McLaren, que, em 1999, percorreu o trajeto de 1,87 km com seu carro da Fórmula 1 em 41,6 segundos. O veículo preparado da montadora alemã, que possui 680 cv e passa dos 300km/h, conseguiu abaixar este tempo em quase dois segundos, cravando 39,9 s.

VW e Dumas também levaram o ID R para Goodwood em 2018 na esperança de bater o recorde de Heidfeld. Eles conseguiram definir o tempo mais rápido do dia, mas ficaram mais do que um segundo atrás. Este ano, após tempos excelentes em Nürburgring, na Alemanha, era hora de tentar novamente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com o carro um pouco modificado, já que o percurso de Goodwood cobre menos de um décimo da distância de Nürburgring, a equipe retirou algumas baterias para reduzir o peso total para menos de mil quilos. O sistema aerodinâmico ativo na asa traseira também foi deixado de lado, e a parceira de pneus Bridgestone trouxe um composto de borracha com mais aderência.

Imagem: Volkswagen

"Estou muito orgulhoso de ter estabelecido o recorde de todos os tempos em Goodwood com o ID.R", disse Dumas. "Como a pista é curta, eu não podia me dar ao luxo de cometer o menor erro, e todos os aspectos do ajuste fino da ID R tinham que ser perfeitos. Isso foi particularmente desafiador, já que não fomos capazes de testar a rota de antemão", completou.

Fonte: ARSTechnica

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.