Publicidade

Câmeras que fiscalizam trânsito “se multiplicam” e preocupam motoristas

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Secom, Prefeitura de SP
Divulgação/Secom, Prefeitura de SP

Os motoristas que circulam diariamente pelas ruas e avenidas de São Paulo certamente perceberam que as pontes e viadutos receberam, recentemente, milhares de novas câmeras. A pergunta que muitos têm se feito é sobre a utilidade dos equipamentos e, principalmente, se a chance de ser multado no trânsito aumentou.

A resposta a essa pergunta foi dada pelo departamento de segurança da própria Prefeitura da capital paulista. Em um post no Instagram, o órgão explicou, resumidamente, o porquê há tantas novas câmeras em pontes e rodovias da cidade.

“O Smart Sampa é o maior e mais completo sistema de monitoramento com câmeras inteligentes da cidade de São Paulo. Já são 23 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos e equipamentos públicos, reforçando a segurança para todos os paulistanos”, informou.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Prefeitura deixou claro, então, que as câmeras fazem parte de um novo programa de monitoramento que não visa flagrantes de infração, mas detectar, prevenir e, se preciso for, intervir em situações distintas, inclusive no trânsito — mas sem a emissão de multas.

Como funcionam as câmeras do Smart Sampa?

As câmeras integradas ao sistema Smart Sampa e posicionadas em pontes, viadutos e outros pontos estratégicos, são dotadas da mais alta tecnologia. Elas contam, por exemplo, com um programa de reconhecimento facial.

De acordo com o edital do Smart Sampa, esse recurso permite identificar as pessoas, mesmo dentro dos carros, e verificar, em tempo real, se há mandados de prisão expedidos em nome dela.

A tecnologia também conta com Inteligência Artificial voltada para captar imagens das placas dos veículos e emitir alertas caso ele seja produto de furto ou roubo. Nessas situações, a localização do veículo é passada em tempo real aos agentes de segurança.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que não são todas as 23 mil câmeras que contam com tal tecnologia, mas que ao menos 4 mil delas estão capacitadas para realizar esse tipo de reconhecimento. Os dados são cruzados com os do Infoseg, órgão ligado ao Ministério da Justiça e, em caso de “match”, o alerta é dado às autoridades.

Continua após a publicidade

As novas câmeras de monitoramento já tiveram bastante trabalho no Carnaval. Elas chegaram, inclusive, a flagrar transporte irregular de resíduos em um caminhão e o alerta permitiu a atuação imediata da Polícia Militar.

Leia também:

Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?

Continua após a publicidade