Publicidade

Câmbio automático: como usar as funções P e N do jeito certo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
What Wolf/Freepik/CC
What Wolf/Freepik/CC

Os carros com câmbio automático já foram considerados “artigos de luxo”, mas atualmente são maioria entre os modelos oferecidos pelas principais montadoras de veículos, inclusive no Brasil.

Algumas dúvidas sobre o uso correto do equipamento, porém, seguem bastante comuns. Duas das principais dizem respeito ao uso correto das funções P (Park) e N (Neutral), presentes em todos os carros com câmbio automático.

Se você está pensando que a posição P (“parar” ou “estacionar”) serve apenas para quando o carro está prestes a ser desligado, e que a N deve ser utilizada do mesmo jeito do ponto-morto nos carros a combustão, se enganou.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Prepare-se, então, para aprender a usar as funções P e N do câmbio automático do carro do jeito certo e, assim, evitar dores de cabeça (e gastos)  desnecessárias.

Como usar a função P corretamente?

A função P (Park ou estacionar) tem como principal missão a mais óbvia delas. Assegurar que o carro pare completamente ao ser estacionado. A situação correta para se engatar a marcha, porém, é ignorada por muitos motoristas.

O uso do P só é mandatório quando o carro for efetivamente estacionado em uma vaga. Para isso, o motorista deve, primeiramente, acionar o freio de estacionamento (também conhecido como freio de mão) e, depois, levar a alavanca à posição “Park” para, enfim, desligar o motor.

Em entrevista ao portal Uol, Edson Orikassa, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, explicou que, ao desligar o carro, o motor interrompe a pressão do sistema hidráulico, enquanto o câmbio, quando na posição correta (P), desacopla, liberando uma espécie de pino que trava as rodas motrizes.

A alavanca do câmbio na posição P também é exigida para liberar determinadas funções de alguns modelos de carros, como a abertura automática da tampa do porta-malas ou do bocal de abastecimento de combustível. Essa trava no sistema foi colocada para aumentar a segurança e diminuir o risco de acidentes.

Continua após a publicidade

Como usar a função N corretamente?

A função N (Neutral ou “ponto-morto”) é a que mais causa confusão na cabeça dos motoristas que se acostumaram a dirigir carros com câmbio manual, mas mudaram para modelos com transmissão automática.

O erro mais comum que é cometido é o de achar que o jeito certo de usar a função N demanda mudar a alavanca para a posição sempre que o carro estiver parado, seja em um congestionamento, seja em um semáforo.

Se no caso dos carros com transmissão manual a atitude é correta, pois ajuda a evitar o desgaste excessivo da embreagem, quando o modelo é equipado com câmbio automático, abusar das trocas para a função N pode causar danos e, claro, prejuízos com manutenção.

Continua após a publicidade

O mais correto, de acordo com o engenheiro ouvido pelo Uol, é manter a alavanca na posição D (Drive, ou dirigir) e o pé direito no freio. Dessa forma, o sistema hidráulico permanecerá pressurizado, e quando o trânsito andar, ou o semáforo abrir, o carro sairá com maior facilidade.

Banguela com o carro em N? Nem pensar

Um outro ponto que diz respeito à função N nos carros com câmbio automático e que muita gente não presta atenção é o uso inadequado da marcha para descer ladeiras, popularmente chamado de “andar na banguela”.

Continua após a publicidade

Colocar o câmbio de um carro manual em ponto-morto para, teoricamente, economizar gasolina, já é errado, e o procedimento é ainda mais grave quando o N é acionado com essa intenção em veículos com transmissão automática.

Ao fazer isso, o sistema de frenagem sofrerá uma sobrecarga e, dependendo da situação, poderá não dar conta de segurar todo o peso do carro sozinho se houver uma necessidade urgente de brecar.

E aí: você usava as funções P e N de forma correta no seu carro com câmbio automático ou também cometia esses errinhos mais comuns? Comenta com a gente em nossas redes sociais.

Continua após a publicidade

*Com informações do UOL