BYD U9 Extreme se torna o carro elétrico mais rápido de Nürburgring
Por Lucas Parente | •

A BYD voltou a chamar atenção do mundo automotivo com mais um feito do Yangwang U9 Xtreme, seu supercarro 100 % elétrico de mais de 3.000 cavalos de potência.
- Mais rápido que Bugatti: BYD Yangwang U9 se aproxima dos 500 km/h em novo teste
- "Monstro" da BYD: U9 Track Edition pode ser carro mais potente do mundo
Após atingir uma velocidade máxima próxima dos 500 km/h no circuito de testes ATP Papenburg (ALE), o modelo estabeleceu agora um novo recorde no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha — um dos traçados mais exigentes e icônicos do planeta.
O U9 completou uma volta no lendário Nordschleife em apenas 6 minutos 59,157 segundos, tornando-se o primeiro carro elétrico da categoria a romper a barreira dos sete minutos. O feito coloca a BYD no mesmo patamar de marcas de elite no segmento de superesportivos.
Mais de 3.000 cv de potência
O Yangwang U9 Xtreme é impulsionado por quatro motores elétricos independentes, dois em cada eixo, que juntos entregam mais de 3.000 cv de potência total. Essa configuração permite aceleração instantânea, vetorização ativa de torque e uma tração integral totalmente variável, ajustada conforme as condições de pista.
A arquitetura elétrica do modelo opera em 1.200 volts, uma das mais avançadas do mundo. Esse sistema de ultra-alta tensão reduz as perdas de energia, melhora a eficiência e garante desempenho máximo mesmo sob calor extremo, crucial para suportar uma direção extrema para testes como esse de Nürburgring.
Desempenho não é por acaso
O recorde no Nürburgring não foi fruto de sorte. O U9 Xtreme foi desenvolvido com mais de 10 mil voltas de testes no circuito alemão, resultando em ajuste fino de chassi, freios e aerodinâmica.
O supercarro utiliza discos de freio de carbono-cerâmica, pneus semi slick Giti Sport e·GTR² PRO e um sistema de refrigeração otimizado que mantém os componentes elétricos e mecânicos em temperatura ideal, mesmo sob aceleração constante. Essas soluções garantem que o U9 mantenha estabilidade, frenagem e controle mesmo em curvas de alta velocidade.
Unidade do BYD U9 Extreme vem ao Brasil
O superesportivo da BYD, além dos recordes nas pistas, também detém o título de carro de produção mais rápido do mundo. E uma de suas trinta unidades que serão produzidas virá ao Brasil. Porém, caso você tenha se interessado em comprar sabendo dessa informação, sinto lhe informar que o U9 Extreme "brasileiro" já tem dono.
O proprietário do modelo é Leo Sanchez, piloto e empresário brasileiro, que venceu a concorrência de outras 20 pessoas no pedido de compra do superesportivo da BYD.
Não foi informado o valor da transação, muito menos a data que o carro chegará ao Brasil. Mas as duas partes confirmaram o acordo, com a BYD ressaltando que escolheu o empresário e piloto brasileiro como dono do veículo por sua experiência no ramo automobilístico e interesse de longa data na linha Yangwang.
Leia também:
- Carro que dança e pula da BYD chega a quase 500 km/h; assista
-
Carro da BYD que pula buracos desfila por SP com ex-F1 ao volante