Brasileiros estão mais atentos à calibragem dos pneus, diz pesquisa
Por Lucas Parente |

A relação dos motoristas brasileiros com os cuidados do carro mostra um ponto positivo: a preocupação com a calibragem dos pneus. De acordo com uma pesquisa realizada pela Continental, a maioria dos condutores adota práticas de manutenção que ajudam a preservar o desempenho do veículo e a segurança nas ruas e estradas.
- Produção de carros da Toyota no Brasil pode voltar só em 2026 após tempestade
- Chevrolet Tracker Premier com desconto incrível sai pelo mesmo preço do VW Nivus
Segundo o levantamento, 9 em cada 10 motoristas lembram a última vez que calibraram os pneus de seus carros. Esse número já indica que os brasileiros estão atentos à manutenção de seus veículos. A frequência também apresenta resultados positivos: 70% dos entrevistados calibram os pneus semanalmente ou a cada duas semanas, intervalo considerado ideal por especialistas para aumentar a vida útil do produto. Os outros 30% calibram uma vez por mês ou apenas quando percebem o pneu murcho.
Outro dado relevante é que 84% dos motoristas seguem as recomendações indicadas pelo manual do veículo na hora de calibrar, reforçando a preocupação em manter a pressão correta e garantir maior segurança.
Estepe segue sendo esquecido
Apesar do bom cuidado com os pneus em uso, o estepe ainda recebe menos atenção. Cerca de 67% dos entrevistados afirmaram verificar a pressão do pneu reserva apenas “às vezes” ou nunca. O dado acende um alerta, já que a calibração do estepe é fundamental: em caso de furo ou imprevisto, ele precisa estar pronto para rodar.
Como cuidar melhor dos pneus
Para aumentar a vida útil dos pneus e rodar com mais segurança, especialistas recomendam:
- Calibrar os pneus a cada 15 dias, preferencialmente quando frios (logo ao sair de casa, por exemplo)
- Utilizar sempre a pressão indicada no manual do veículo ou na etiqueta localizada na porta
- Não esquecer de verificar também o estepe
- Realizar rodízio, alinhamento e balanceamento regularmente
Leia também:
- Pneus importados podem ficar mais caros no Brasil; entenda o porquê
-
Como escolher o melhor pneu para seu carro? Veja dicas de especialistas