Boreal é o Renault mais sofisticado produzido no Brasil e chega no final do ano
Por Lucas Parente |

Nesta quinta-feira (10), a Renault realizou um evento no Parque do Ibirapuera (SP) para a apresentação global do Boreal, seu mais novo SUV médio.
- Ford Territory 2026 anda bem, mas consumo pode ser um problema
- Nova Volkswagen Amarok ainda não estreou, mas já foi flagrada em teste no Brasil
O modelo chegará ao mercado brasileiro até o final deste ano, mas seus preços ainda não foram divulgados. Posteriormente, ele será exportado e vendido em mais de 70 mercados globais.
Fabricado no polo da marca em Curitiba, no Paraná, o Boreal estreará com a importante chancela de ser o Renault mais sofisticado produzido em solo nacional.
O objetivo da Renault é disputar mercado em um dos segmentos mais competitivos do país, que conta com rivais prestigiados como Jeep Compass e Corolla Cross.
Para isso, a marca desenvolveu o Boreal com visual robusto e atual. O modelo é baseado no Dacia Bigster, outro SUV de médio porte vendido na Europa pelo Grupo Renault. As dimensões são as seguintes: 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
O design tem inspirações nos "primos" europeus Scénic e Rafale, mas na frente temos um conjunto óptico exclusivo e sofisticado, com faróis full led e luzes espalhadas pelo para-choque e grade. Há ainda uma grade horizontal com o emblema da marca destacado e diversos detalhes em preto brilhante, assim como no entorno das lanternas e no friso frontal.
As rodas são de 19” com acabamento diamantado e a pintura da carroceria é bicolor, com teto, colunas e retrovisores pretos, além de alguns detalhes em aço escovado.
Destaque também para a traseira, com lanternas em led com desenho inédito e o emblema da marca com o nome “Boreal” escrito por extenso logo abaixo. Há também um para-choque esculpido e um spoiler que se estende do teto.
A cabine conta com uma tela de infoentretenimento com Google integrado e painel de instrumentos digital, ambos com 10” polegadas. Há ainda iluminação ambiente, freio de mão eletrônico, acabamentos em soft touch, manopla de câmbio igual ao do Kardian e volante multifuncional. O sistema de som tem 10 alto-falantes e é assinado pela Harman Kardon.
Motorização já conhecida
Apesar de ser um produto inédito, o Boreal tem debaixo do capô um conjunto muito conhecido pelos brasileiros: o motor 1.3 TCe turbo flex, que equipa as versões mais caras do Duster.
O motor é produzido no Brasil desde o começo do ano pela Horse, divisão de propulsores da Renault. Com a recente atualização das regras de emissão do Proconve L8, esse conjunto entrega 163 cv no etanol e 156 cv na gasolina. O torque é de 27,5 kgfm e 25,5 kgfm, respectivamente.
O câmbio é o mesmo utilizado pelo Kardian, um EDC automatizado de dupla embreagem com seis marchas simuladas.
Sistemas de segurança completo
Para acompanhar o produto mais sofisticado já produzido no Brasil, a Renault colocou um pacote ADAS “completão” no SUV.
De série, o modelo vem de série com 26 sistemas de auxílio ao motorista, composto por ACC (piloto automático adaptativo), assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, câmera 360°, Park Assist e mais.
Quanto custará o Renault Boreal?
Apesar do lançamento oficial ter acontecido no dia de hoje, a Renault ainda não divulgou a data oficial do início das vendas e nem os preços do SUV.
Segundo a marca, o Brasil será o primeiro país a comercializar o veículo no mundo e isso deve acontecer até o final do ano. A expectativa é que o modelo se posicione acima do Duste, com valores entre R$ 180 mil e R$ 220 mil.
Leia também:
- 10 carros mais vendidos do mundo em 2024 têm surpresa no topo
-
Fiat 147: o que fez do carro sucesso de vendas nos anos 80, além do preço?