Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing investe meio bilhão de dólares em carro voador elétrico autônomo

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Janeiro de 2022 às 11h30

Link copiado!

Reprodução/YouTube/Wisk Aero
Reprodução/YouTube/Wisk Aero
Tudo sobre Boeing

A Boeing confirmou um investimento de US$ 450 milhões na empresa Wisk Aero, resultado de uma joint venture com a especialista em táxis aéreos Kitty Wawk, para o desenvolvimento de um novo eVTOL (veículo elétrico com decolagem vertical).

Por meio de comunicado, a Wisk Aero revelou que o aporte financeiro permitirá alocar uma força de trabalho maior para o projeto do carro voador elétrico, que promete ser revolucionário.

Continua após a publicidade

O processo para certificação do veículo junto à FAA pode durar cinco anos, tempo que a empresa e os 350 funcionários terão para deixá-lo pronto para voar, além de preparar toda a força fabril da empresa, já que a ideia é de produção em larga escala — não à toa, a Boeing está envolvida.

"Com esse investimento, estamos reafirmando nossa crença nos negócios da Wisk e na importância de seu trabalho no pioneirismo em capacidade totalmente elétrica, orientada por IA e autônoma para a indústria aeroespacial", disse Mark Allen, diretor de estratégia da Boeing.

A expectativa da Wisk é que, quando disponível no mercado global, seus carros voadores transportem 40 milhões de passageiros em 20 cidades, somando mais de 14 milhões de horas de voo.

Continua após a publicidade

Como é o carro voador da Wisk Aero?

Ainda sem nome oficial, o carro voador da Wisk segue em testes e até por isso possui números relativamente modestos de autonomia e velocidade. O que se sabe, porém, é que sua propulsão será elétrica, além da capacidade de operação 100% autônoma.

Segundo a marca, o veículo pode voar por até 40 quilômetros com uma carga, atingindo velocidade máxima de 160 km/h. Ao todo, são 12 rotores independentes que garantem maior segurança aos ocupantes.

Continua após a publicidade

O teto operacional é de 1.500 metros e o limite de passageiros ainda não foi revelado, mas, pelo porte pequeno (6 metros de comprimento), deve ser de, no máximo, cinco pessoas. Há, também, um dispositivo de segurança com pára-quedas, em caso de necessidade.

Fonte: Wisk Aero