Bateria de estado sólido dá autonomia "monstro" a moto elétrica
Por Paulo Amaral |

Principal aposta das montadoras para aumentar a autonomia dos carros elétricos e reduzir os custos de produção, as baterias de estado sólido já se mostraram extremamente eficientes… em motos.
- Moto elétrica roda mais que Dolphin Mini com uma carga e entra no Guinness
- 5 motos econômicas para trabalhar como entregador
Uma parceria entre a Verge Motorcycles e a Donut Lab permitiu o início da produção em larga escala da primeira moto elétrica com bateria de estado sólido do mundo: a Verge TS Pro, que tem chegada prevista às lojas dentro dos próximos meses.
Os principais ganhos com a substituição das baterias tradicionais, de íon-lítio, pelas de estado sólido, estão na expansão da autonomia e, também, no tempo necessário para a recarga, que sempre foi muito longo.
Segundo as empresas, a moto com bateria de estado sólido terá capacidade de rodar até 600 quilômetros sem precisar recarregar. Além disso, quando for necessário “encher o tanque”, a promessa é de recuperar 50% da capacidade total (300 quilômetros) em apenas 10 minutos.
Qual o segredo da bateria de estado sólido?
A Verge TS Pro será pioneira entre as motos com bateria de estado sólido, pois a marca acredita que a nova tecnologia tenha tudo para revolucionar o segmento dos veículos elétricos. E qual o segredo dela?
As baterias de estado sólido conseguem alcançar uma densidade energética superior, ampliando assim o desempenho dinâmico dos veículos. A Verge TS Pro, por exemplo, será também mais leve e mais segura, pois a ausência dos eletrólitos líquidos presentes na composição com íon-lítio diminui o risco de superaquecimento e possíveis incêndios.
A Verge TS Pro sairá de fábrica com o motor elétrico integrado ao aro da roda traseira, com torque de 102 kgf/m e aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos. A promessa é de chegar aos 200 km/h e, assim, colocar a moto elétrica na prateleira de veículos de alta performance.
Leia também:
- Motos com marcha a ré existem, mas não deviam; entenda
- IPVA 2026: São Paulo aprova isenção para motos de até 180 cilindradas
Vídeo: Bike elétrica do Canaltech: bastidores da criação