Publicidade

Avião da Latam declara emergência e pousa em segurança em Brasília

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Latam
Divulgação/Latam

Um avião da Latam precisou fazer um pouso de emergência em Brasília na noite da última quinta-feira (26). O voo 3852 havia decolado justamente da capital federal e tinha como destino a cidade de Teresina, no Piauí. A partida foi às 21h39, mas logo após a decolagem a tripulação notou um problema de comunicação na aeronave.

Dessa forma, o Airbus A320, que era o avião utilizado no voo, não conseguia se comunicar com a torre e nem com os passageiros. Para informar o problema, o comandante utilizou o código 7700 no transponder da aeronave, o que indica para a torre que o avião tem uma falha de comunicação.

O problema é que os tanques estavam cheios, já que a falha aconteceu logo depois da decolagem. Sendo assim, o avião precisou voar em círculos nas proximidades do aeroporto de Brasília, antes de conseguir realizar o pouso. Após 40 minutos, o avião da Latam pôde pousar em segurança no aeroporto de origem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entretanto, como se tratava de um voo em emergência, algumas medidas de segurança foram tomadas. Todo o tráfego aéreo do aeroporto de Brasília foi suspenso até o pouso do Airbus A320 da Latam. Na pista, ambulâncias e carros de bombeiros aguardavam, mas felizmente ninguém se feriu e não foi necessário utilizar os veículos de emergência.

Detalhes do avião da Latam

O Airbus A320 utilizado no voo é um modelo chamado de CEO, que é a versão original da aeronave, com capacidade para 180 passageiros. Segundo os dados da Anac, a aeronave foi fabricada em 2007 e estava com todas as manutenções em dia e totalmente apta para voar.

De acordo com a Latam, a companhia aérea forneceu toda a assistência necessária aos passageiros, que foram reacomodados no voo LA 9003, que tem decolagem prevista para às 21h05 de hoje (27). Agora, a aeronave vai passar por uma manutenção corretiva não programada, para corrigir os problemas apresentados em voo.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*