Audi Q8 e-tron | Conheça o SUV 100% elétrico de luxo
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Audi Q8 e-tron, SUV 100% elétrico lançado globalmente pela marca alemã em 2019, recebeu sua primeira grande atualização. Sinônimo de luxo e desempenho, ele chega em sua nova geração ao Brasil em duas variantes: normal (SUV) e Sportback (SUV coupé).
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Cada uma das versões conta com duas opções de acabamento: Performance Black e Launch Edition. A reportagem do Canaltech foi ao Rio de Janeiro conhecer de perto os modelos e agora apresenta em detalhes o SUV elétrico de luxo que promete balançar o segmento premium.
Em termos estéticos, o Q8 e-tron e o Q8 e-tron Sportback têm a mesma assinatura óptica e as novas identificações do modelo, tanto no que diz respeito ao logotipo bidimensional (Audi Rings) quanto ao posicionamento do modelo do carro, agora localizado na parte traseira.
A reestilização do Audi Q8 e-tron também deu aos modelos novos para-choques dianteiros e a nova grade singleframe. Na traseira, o para-choque também foi redesenhado e ganhou a companhia de um novo difusor traseiro preto brilhante. As pinças de freio agora são vermelhas, e a versão SUV ganhou o rack de teto de fábrica, pedido antigo dos clientes, segundo o presidente Daniel Rojas.
Diferenças entre o Q8 e-tron e o Q8 e-tron Sportback
As primeiras diferenças entre o Q8 e-tron normal e o Sportback dizem respeito às dimensões. Ambos compartilham o mesmo entre-eixos de 2.928 milímetros, o comprimento (4.915 m) e a largura (2.189 mm), mas têm alturas diferentes. O SUV mede 1.633 mm e é um pouco maior que o irmão com caimento coupé do teto (1.619 mm).
O SUV tradicional também é mais pesado que a variante coupé (2.720 kg x 2.715 kg) e, como o esperado, tem maior capacidade de bagagem no porta-malas — 569 litros + 60 litros x 528 litros + 60 litros.
Os dois modelos disponíveis do Audi Q8 e-tron são dotados do mesmo conjunto de baterias e das mesmas especificações de motor. Porém, como apresentam peso e algumas dimensões distintas, também registram autonomias diferentes a cada carga completa.
O SUV roda 332 quilômetros segundo o exigente ciclo PBEV do Inmetro, contra 342 km do Sportback, versão coupé do Audi Q8 e-tron. Se levarmos em conta o ciclo WLTP, hoje já não mais usado como referência no Brasil, o alcance sobe para 571 km e 594 km, respectivamente.
Motorização potente e econômica
Em relação à propulsão, tanto o SUV quanto o SUV coupé são equipados com o motor elétrico traseiro, agora formado por 14 bobinas, contra as 12 da versão anterior. O resultado é uma geração de torque igual, mas com menor consumo de energia e, de quebra, cerca de 33% mais autonomia.
A potência é de 408cv e o torque imediato de 67,7 kgf/m, suficientes para levar o carro de quase três toneladas do 0 absoluto aos 100 km/h em 5,6 segundos apenas (na versão anterior a aceleração era feita em 5,7 segundos). A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 200 km/h em ambas as versões.
O novo Audi Q8 e-tron apresenta também a já aclamada tração quattro, que tem como modo de tração padrão o eixo traseiro e conta com eixo dianteiro ativado por demanda automaticamente. A distribuição de peso é 51:49, ponto que torna o carro “sempre à mão”, como explicaram os executivos da marca.
O Canaltech teve a chance de dirigir rapidamente o Audi Q8 e-tron em sua versão SUV e, em breve, contará um pouquinho sobre os pontos positivos que conseguiu extrair da experiência pelas ruas do Rio de Janeiro.