Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audi e Qualcomm criam dispositivo para proteger ciclistas no trânsito

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Março de 2022 às 15h40

Link copiado!

Divulgação/Audi
Divulgação/Audi
Tudo sobre Audi

A preocupação da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) com o aumento dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres e ciclistas motivou a Audi e a Qualcomm a unirem forças para criar um dispositivo para proteger essas pessoas.

A intenção é clara: aumentar a segurança no trânsito. Os números de mortes envolvendo ciclistas, de acordo com a NHTSA, aumentaram 36% entre 2010 e 2019, enquanto as lesões subiram 4,3%, totalizando 49 mil apenas em 2019.

As empresas, ao lado da plataforma de mobilidade Spoke Safety e da Commsignia desenvolveram uma tecnologia de comunicação celular de baixa latência para veículos, batizada de C-V2X.

Continua após a publicidade

A Audio explica que a tecnologia de comunicação de curto alcance inclui comunicação Veículo a Veículo (V2V), Infraestrutura Veículo a Estrada (V2I) e Veículo a Pedestre (V2P), todas sem a necessidade de uma rede celular ou plano de serviço.

Para o projeto sair do papel, a Audi está desenvolvendo hardware e software dedicados para seu veículo de teste, umi e-tron Sportback, que usará comunicação direta de veículo para bicicleta usando sinais de curto alcance que não dependem de uma rede celular, além de sinais LTE que usam torres de celular para identificar bicicletas na estrada.

Como vai funcionar o C-V2X da Audi

Continua após a publicidade

A tecnologia conjunta criada pela Audi e pela Qualcomm fará com que os veículos “leiam” tudo o que acontece ao redor deles e, assim, consigam identificar quando as bicicletas e pedestres estão por perto.

O C-V2X, então, fará a interface com o conjunto conectado da Spoke Safety, mesmo se a visão do motorista estiver obstruída. A comunicação digital direta ligará os usuários que estiverem próximos na via, de forma anônima, até 10 vezes por segundo, enviando notificações no painel de instrumentos para evitar acidentes.

As primeiras demonstrações públicas da tecnologia envolvendo as bicicletas conectadas Spoke com o Audi e-tron Sportback estão marcadas para acontecer em um evento de 21 a 23 de março, na PeopleForBikes Bicycle Leadership Conference, em Dana Point, Califórnia.

Continua após a publicidade

Na sequência, será a vez de o público presente no Sea Otter Classic, em Monterey, Califórnia, acompanhar mais uma rodada de testes de 7 a 10 de abril.

Fonte: Audi