Conheça o navio cargueiro da Geely que pode transportar 7 mil carros
Por Lucas Parente | •

A BYD, no ano passado, trouxe ao Brasil o seu navio cargueiro, o Explorer 01, capaz de transportar cerca de 7 mil veículos no mar. No entanto, a fabricante não é a única com este tipo de logística. A chinesa Geely também possui seu próprio cargueiro, que já está em funcionamento.
- BYD estreia novo navio gigante que comporta até 7 mil carros
- Geely EX2: "pesadelo" do Dolphin Mini chega ao Brasil em duas versões
Batizado como Jisu Fortune, o navio Ro-Ro (sigla em inglês para Roll-on/Roll-off, que define transportadores de veículos) da Geely é capaz de carregar 7 mil veículos, assim como o modelo da BYD. Ele foi lançado neste ano e já realizou viagens para a Europa, onde o Grupo Geely controla e comercializa marcas como Volvo e Smart.
Como é o navio cargueiro Jisu Fortune
Com 200 metros de comprimento e o equivalente a 12 andares de altura, o Jisu Fortune é uma embarcação enorme e foi desenvolvido para levar carros da China para qualquer outra parte do globo. Aliás, não apenas carros: o navio também é capaz de carregar caminhões e outros tipos de veículos de grandes dimensões.
Outro detalhe importante da embarcação do Grupo Geely é que ela é dual-fuel, operando não apenas com óleo combustível, mas também com gás natural liquefeito (GNL), uma opção mais limpa e menos poluente para o meio ambiente. Este fator alinha-se às crescentes demandas por sustentabilidade na logística marítima.
Geely pode trazer o Jisu Fortune ao Brasil
Com a ofensiva da Geely no mercado nacional, que já tem modelos como o EX5 e o recém-chegado EX2 à venda, a marca poderá utilizar o seu navio carregado com estes veículos em um futuro próximo, se necessário.
Isso ocorre porque a expectativa é de que a marca acumule uma boa média de vendas mensais, principalmente com o EX2, forçando uma maior demanda de veículos no território nacional.
A marca afirma que o Jisu Fortune será importantíssimo para rotas entre China-Brasil e China-Europa. Porém, ainda é incerto se o modelo será utilizado para trazer veículos do continente asiático para as terras tupiniquins. Pelo menos não houve confirmação da marca em relação a isso.
Logística marítima é chave para montadoras chinesas
Essa estratégia de transporte de veículos com navios cargueiros não se limita apenas a BYD e Geely. Diversas outras marcas chinesas, como MG e SAIC, também estão ampliando suas frotas marítimas próprias para levar seus produtos para outros continentes. Este movimento garante maior controle sobre a logística, otimiza prazos e reduz custos em um mercado global cada vez mais competitivo.
Leia também:
- Novo navio gigante da BYD vai levar até 9.200 carros de uma só vez
- BYD que se cuide: rivais chinesas confirmam produção no Brasil