Apple registra patente de sistema que detecta se seu para-brisas está quebrado

Por Felipe Ribeiro | 25 de Novembro de 2020 às 23h00
Pixabay
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple nunca admitiu publicamente que estava entrando no mercado automotivo, mas sempre dá seus pulos para lançar uma coisinha ou outra dentro deste segmento. Dessa vez, não estamos falando de sistemas de "infotenimento" ou de direção autônoma, mas sim de um dispositivo que seria capaz de detectar falhas ou rachaduras em seu para-brisa.

De acordo com um pedido de patente registrado no último dia 19 de novembro, a gigante de Cupertino está trabalhando em um sistema de monitora a resistência das camadas do para-brisa por meio de ondas elétricas. Como bem sabemos, esses vidros não são crus, e possuem diversas camadas e filmes protetores.

O benefício desse sistema ainda terá que ser explicado pela Apple, caso ela realmente chegue a lança-lo. No entanto, como o pessoal do Roadshow especula, essa tecnologia pode avisar o motorista que seu para-brisa tem problemas e, em trabalho conjunto com os sistemas eletrônicos do carro e uma conexão com a internet, até agendar a troca do vidro inteiro.

Será que um dia nossos carros avisarão quando o pára-brisa está quebrado? A Apple pensa nisso/ Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Hoje em dia os sistemas multimídia dos veículos estão cada vez mais avançados e ajudam, e muito, em situações de emergência e manutenção. O caso mais recente aqui no Brasil é da Volkswagen, com seu VW Play, que permite que agendemos revisões e manutenções específicas do carro com poucos toques na tela.

Como mencionamos acima, esse sistema da Apple ainda está no papel, então, não espere ver isso sendo lançado tão cedo.

Fonte: CNET - Roadshow

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.