Bateria para carro elétrico é capaz de ser recarregada em poucos minutos

Por Fernanda Morales | 18.08.2012 às 15:40

As baterias de carros, especialmente as de lítio presentes nos carros elétricos, demoram horas para completar sua recarga. Pesquisadores do Ulsan National Institute of Science and Technology, na Coreia do Norte, desenvolveram um novo tipo de bateria que é capaz de ser recarregada em poucos minutos.

Os cientistas acreditam que o custo de produção das novas baterias será até duas vezes menor do que as de lítio, e o novo sistema promete ajudar os motoristas que não têm muito tempo para esperar a bateria do seu carro elétrico recarregar.

De acordo com o Ubergizmo, o processo químico para alimentar a nova bateria acontece em todas as partículas de armazenamento de energia de uma só vez. Nas baterias tradicionais, apenas um fração do armazenamento pode ser carregada de uma só vez, o que faz com que o tempo de recarga aumente.

Carro Elétrico Carregando

Na nova bateria, as reações químicas acontecem em todas as partículas de armazenamento de energia ao mesmo tempo

O processo criado pelos cientistas é capaz de reduzir o tempo de recarga da bateria de 1/30 a 1/112 em comparação às baterias recarregáveis existentes no mercado.

"A pesquisa é especialmente notável na medida em que superou as limitações existentes nas baterias de lítio", afirmou ao Yonhap News o professor Cho Jae-phil. "Vamos continuar a trabalhando em uma bateria secundária capaz de ser totalmente recarregada em menos de um minuto".

O projeto da bateria com recarga rápida está sendo financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do país e ainda não tem previsão de estar disponível no mercado.