5 dicas para o ar-condicionado do carro gelar mais rápido
Por Paulo Amaral |

Passar calor no carro é algo que ninguém merece, não é mesmo? No Brasil, então, onde as temperaturas elevadas têm se tornado frequentes, independentemente da estação do ano, saber como gelar a cabine de forma rápida é essencial.
- Como saber se o gás do ar-condicionado do carro acabou?
- Truque pouco conhecido refresca o carro em até 10 ºC sem usar ar-condicionado
Afinal, em situações como essa, fazer o ar-condicionado do carro funcionar de forma eficiente deixou de ser apenas conforto e passou a ser uma questão de bem-estar e segurança.
Pequenas atitudes no uso diário e na manutenção do sistema ajudam a reduzir o tempo necessário para resfriar o interior do veículo e ainda evitam sobrecarga dos componentes. Confira, então, 5 dicas para o ar-condicionado do carro gelar mais rápido.
5. Ventile o carro antes de ligar o ar-condicionado
A primeira dica para o ar-condicionado do carro gelar mais rápido é uma das mais importantes. Ao entrar no veículo que ficou estacionado sob o sol, o ar interno costuma estar muito quente.
Por isso, é fundamental lembrar, sempre, de antes de acionar o ar-condicionado abrir as portas ou janelas por alguns segundos para permitir a saída desse ar quente acumulado. Esse simples hábito reduz o esforço inicial do sistema e acelera o resfriamento.
4. Use o modo de recirculação do ar
Após ligar o ar-condicionado, o ideial é acionar a função de recirculação. Esse modo faz com que o sistema reaproveite o ar já resfriado dentro do carro, em vez de puxar o ar quente do lado de fora.
Com isso, a cabine atingirá a temperatura ideal de forma mais rápida e o sistema trabalhará de forma mais eficiente.
3. Comece com ventilação forte e ajuste depois
A terceira dica para o ar-condicionado do carro gelar mais rápido é uma que algumas pessoas evitam fazer por "não gostarem de muito vento". Ela, porém, é fundamental pra atingir o objetivo de resfriar o habitáculo em poucos instantes.
Nos primeiros minutos, vale deixar o ventilador em velocidade mais alta para espalhar o ar frio com mais rapidez pelo interior do veículo. Depois que a temperatura baixar, o ideal é reduzir a intensidade para manter o conforto e diminuir o consumo de combustível.
2. Manutenção em dia é primordial
Filtro de cabine sujo ou sistema com manutenção atrasada prejudicam a circulação do ar e reduzem a eficiência do resfriamento. A solução para isso, embora demande um certo custo, vai evitar prejuízos maiores no futuro.
A troca periódica do filtro e a verificação do gás refrigerante são fundamentais para que o ar-condicionado funcione corretamente e gele a cabine do carro no menor tempo possível.
1. Sombra e água fresca
A quinta e última dica para o ar-condicionado do carro gelar mais rápido começa, na verdade, bem antes de entrar no veículo, mais precisamente na hora em que você vai estacioná-lo.
Sempre que possível, estacione em locais cobertos ou utilize protetores de para-brisa. Quanto menor for o aquecimento interno do carro, menos tempo o ar-condicionado levará para gelar. Além disso, essa prática ajuda a preservar acabamentos internos e o próprio sistema de climatização.
Leia também: