Publicidade

5 dicas para evitar cair no golpe do combustível adulterado

Por  |  • 

Compartilhe:
Unai 82/Envato/CC
Unai 82/Envato/CC

Os problemas com a venda de combustível adulterado em postos de gasolina no Brasil não são novos, mas voltaram à tona na última semana por conta da Operação Carbono Oculto, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo. A ação identificou um esquema bilionário de fraude no setor de combustíveis, e colocou em xeque a qualidade dos compostos que são vendidos pelos estabelecimentos.

O esquema de adulteração dos combustíveis tinha como um dos alicerces a utilização do composto metanol na mistura da gasolina. Como o CT Auto mostrou em outro conteúdo, o solvente pode causar danos severos não apenas aos componentes do veículo, mas também à saúde das pessoas que tiverem contato com ele.

Diante de tanta preocupação com o assunto e a iminente certeza de que muitos postos têm se aproveitado de meios ilícitos para expandir ainda mais o lucro com combustível, o CT Auto preparou uma lista com 5 dicas para ajudar a evitar que você seja a próxima vítima desse golpe. Confira.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. Olho na “bandeira”

A primeira dica para evitar cair no golpe do combustível adulterado é, também, a mais simples de todas: abastecer somente em postos com “bandeira” conhecida, ou seja, de distribuidoras grandes, reconhecidamente corretas.

Evite colocar combustível nos chamados “postos piratas”, aqueles que copiam a identidade visual das grandes marcas, mas, na verdade, não são atreladas a elas, e fazem uso da imagem semelhante para ludibriar os consumidores.

4. Fuja dos aplicativos de preços

Você pode até achar que a utilização de aplicativos que indicam postos na região com preços menores dos combustíveis vai ajudar a economizar alguns trocados, mas, na real, eles podem estar te colocando no caminho de uma grande cilada.

Os apps não levam em consideração a qualidade do produto e nem a reputação do estabelecimento, já que o algoritmo trabalha em cima de números frios; ou seja, do preço cobrado pelo combustível. Como sabemos, o preço de um combustível adulterado costuma ser bem mais baixo que a média do mercado, então…

Continua após a publicidade

3. Cuidado com promoções “mágicas”

A terceira dica para evitar cair no golpe do combustível adulterado está diretamente ligada com a anterior, e diz respeito ao preço. Como adiantamos, um posto que vende gasolina ou etanol por preços muito abaixo do mercado pode estar vendendo produtos fora do padrão.

O uso de uma quantidade maior de etanol na mistura ou de outro produto, como metanol e até água, prejudica a qualidade final da gasolina, do diesel e do próprio etanol, mas permitem a venda por um preço mais baixo. Olho nisso.

Continua após a publicidade

2. Exija a nota fiscal

Essa dica, na verdade, não vai evitar que o combustível adulterado entre, de fato, no tanque do seu veículo, mas dará a você, consumidor, uma segurança maior, caso precise acionar os órgãos competentes em uma disputa jurídica contra o posto.

Lembre-se de que as denúncias podem ser feitas tanto à polícia quanto ao Procon local e, também, diretamente para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por isso, não se esqueça: peça sempre a nota fiscal.

Continua após a publicidade

1. Desconfiou? Peça o teste

Para fechar nossa lista com dicas que podem te ajudar a não cair no golpe do combustível adulterado está outra voltada para prevenção: desconfiou da “cara” do posto, mas não tem como procurar outro para abastecer? Exija o teste antes de colocar o produto no tanque.

Segundo os órgãos oficiais de fiscalização, o consumidor tem o direito de exigir o teste de qualidade e volumétrico, já que os estabelecimentos são obrigados a realizar o procedimento na hora e, assim, evitar a denúncia.

Continua após a publicidade

Gostou das nossas dicas sobre como evitar cair no golpe do combustível adulterado? Vamos relembrar, então, 5 ações que podem te ajudar.

  1. Olho na bandeira
  2. Fuja dos aplicativos de preço
  3. Cuidado com promoções “mágicas”
  4. Exija a nota fiscal
  5. Peça o teste de qualidade e volumétrico

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Conheça o combustível que "limpa" a atmosfera