Publicidade

3 truques para o ar-condicionado do seu carro gelar sem gastar muita gasolina

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Bardahl
Reprodução/Bardahl

O ar-condicionado é um dos principais aliados dos motoristas durante os dias mais quentes. O problema é que este dispositivo usa parte significativa do desempenho do veículo e, para completar, aumenta o consumo de combustível. 

O segredo do aumento de consumo está no compressor, que é acionado pelo motor com carro com a ajuda da correia. Segundo estimativas do Cesvi Brasil, centro de experimentação viária, o aumento pode passar dos 20%.  

A boa notícia é que existem algumas formas simples de resolver a questão. Confira: 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Use os vidros do carro — mas do jeito certo

Quando você entrar no carro em dias muito quentes, lembre-se sempre de abrir as janelas e esperar um pouco para o ar quente acumulado sair. É importante fazer isso porque, quando o ar-condicionado for ligado, vai ser mais fácil de atingir a temperatura desejada sem a necessidade de consumir tanto combustível. 

Também é importante lembrar de fechar os vidros antes de acionar o ar-condicionado. É que, se os vidros estiverem abertos enquanto o ar-condicionado está ligado, o consumo de combustível aumenta de forma significativa, já que o compressor e outros componentes do veículo são usados com mais intensidade que o necessário. 

2. Cuidados na hora de ligar o ar-condicionado

Abriu os vidros e deixou o “bafo” quente sair? Ótimo, então agora é hora de ligar o ar-condicionado com a recirculação ativada. Evite mantê-la acionada por muito tempo, porque o recurso bloqueia a entrada de ar externo, o que pode aumentar a concentração de dióxido de carbono no interior do veículo

Outra dica é evitar usar o ar-condicionado na menor temperatura por muito tempo. Portanto, assim que o interior do carro estiver na temperatura desejada, o ideal é ajustar o ar-condicionado para uma temperatura intermediária, que exige menos do compressor. 

Continua após a publicidade

3. De olho na manutenção

Para o ar-condicionado funcionar do jeito como foi projetado e não elevar o consumo de combustível, é preciso que sua manutenção esteja em dia. Por isso, faça sempre a substituição dos filtros de cabine conforme os prazos indicados no manual do veículo.

Vale também verificar como estão as borrachas de vedação das portas, bem como a calha nos vidros laterais. Tudo isso ajuda a evitar a entrada de ar quente no veículo.

Continua após a publicidade

Leia também:

5 dicas para manter seu carro sempre como novo 

5 cuidados que mais estragam do que preservam o carro

Vídeo: Hidrogênio: o combustível do futuro? Conheça o carro que entrou para o livro dos recordes

Continua após a publicidade

Fonte: UOL