3 dicas para ajustar o banco do carro na posição ideal
Por Paulo Amaral |

Encontrar a posição ideal para dirigir depende de vários fatores, mas, o principal deles, sem dúvida é achar o melhor ajuste para o banco do carro. Afinal, é a partir dessa configuração que o motorista vai ajeitar os espelhos retrovisores, a altura do cinto de segurança e o que mais se fizer necessário antes de dar a partida e engatar a primeira marcha.
- 5 dicar para diminuir o gasto de combustível do seu carro
- Pesquisa mostra o que motoristas mais querem nos carros — e não é potência
De acordo com estudos realizados pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o motorista precisa entender que o conforto não é o único ponto a ser levado em consideração na hora de ajustar o banco do carro na posição ideal. Há outros fatores, inclusive relacionados à saúde.
A visão dos médicos apontou que a realização de ajustes corretos na hora de dirigir pode reduzir drasticamente dores nas costas e fadiga, além de melhorar o tempo de reação em situações emergenciais ao volante. Confira como fazer isso nas 3 dicas a seguir.
3. Distância e posição das pernas
A primeira dica para ajustar o banco do carro na posição ideal na hora de dirigir diz respeito à distância e à posição das pernas do motorista. Segundo a Abramet, alguns pontos são fundamentais.
Os médicos revelaram que os joelhos devem ficar semiflexionados, formando um ângulo próximo de 120°. Além disso, é importante evitar deixar as pernas totalmente esticadas ou muito dobradas. Essa posição melhora a força nos pedais e reduz o risco de sobrecarga muscular e circulatória.
2. Inclinação e apoio do encosto
Outro ponto importante é relacionado à inclinação correta e ao apoio do encosto. A orientação é que o encosto fique inclinado entre 100º e 110º para, assim, manter a curvatura natural da coluna.
A dica garante que o apoio lombar esteja adequado, o que ajuda a reduzir o cansaço em viagens mais longas. Para fazer isso, é fácil: ao esticar o braço, o punho deve tocar a parte superior do volante, para que os cotovelos fiquem semiflexionados, oferecendo mobilidade e precisão.
1. Encosto de cabeça e visibilidade
A terceira dica para encontrar a posição ideal para dirigir diz respeito ao encosto de cabeça e à visibilidade. A Abramet recomenda que o encosto fique alinhado ao topo da cabeça, com distância mínima.
Além disso, a altura do banco deve permitir visão plena do painel e da via, e os retrovisores devem ser regulados antes da partida para minimizar pontos cegos.
Leia também:
- 5 carros que já aumentaram de preço e estão mais caros em 2026
- 3 vantagens do Renault Kwid E-Tech contra o BYD Dolphin Mini
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: Autoesporte