Publicidade

3 curiosidades sobre o E10, trem-bala japonês que aguenta até terremoto

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Tangerine
Divulgação/Tangerine

Japão divulgou nesta sexta-feira (21) as primeiras imagens do Tohoku Shinkansen (E10 Shinkansen), trem-bala que está em desenvolvimento para chegar ao mercado em 2027 e, a partir de então, substituir as composições E2 e E5, que hoje ligam Tóquio à região do Tohoku.

Além do conceito futurista, o trem desenvolvido em parceria pela East Japan Railway Company e pela consultora britânica Tangerine tem novas tecnologias que prometem revolucionar o setor ferroviário do país, incluindo um sistema antiterremoto.

Confira a seguir três curiosidades sobre o E10 Shinkansen.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Sistema antiterremoto

primeira curiosidade sobre o novo trem-bala que está sendo desenvolvido no Japão é o moderno sistema antiterremoto, dotado de tecnologias que prometem aumentar a segurança a bordo em um país que sofre com tremores de terra de tempos em tempos.

Segundo a Tangerine, o trem contará com dez carros (vagões) equipados com sistema de prevenção de descarrilamento, redução de distância de frenagem e amortecedores laterais para absorver as vibrações em terremotos.

Velocidade impressionante

Um trem-bala, como o próprio nome diz, precisa atingir uma velocidade impressionante, e o E10 Shinkansen  não foge à regra. De acordo com as empresas envolvidas no projeto, a composição será capaz de viajar a até 320 km/h.

Apenas para comparação, um TAV (trem de alta velocidade, ou trem-bala) costuma atingir máximas de 250 a 300 km/h. Se os testes comprovarem que o vindouro trem japonês será capaz de chegar aos 320 km/h, ele se tornará um dos mais rápidos do mundo.

Continua após a publicidade

Pinturas especiais

terceira curiosidade a respeito do Tohoku Shinkansen diz respeito ao design do trem, tanto no interior quanto no exterior da composição. A inédita parceria com a britânica Tangerine foi a responsável pela inovação.

A pintura externa homenageia as regiões por onde o trem passa, com cores inspiradas nas florestas e litorais do Japão, exaltando um dos apelidos mais conhecidos do país, "Terra do Sol Nascente". A paleta de tons em verde remete às florestas, enquanto as linhas curvas que conectam os vagões apresentam formato de pétalas das flores de Sakura. 

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Qual foi o 1º carro elétrico do mundo?