Microsoft lista 20 habilidades consideradas as mais importantes pelas empresas

Por Redação | 27.06.2016 às 22:16

A consultoria IDC realizou uma pesquisa encomendada pela Microsoft para definir quais as competências que as empresas atuais consideram as mais importantes. O estudo, chamado de Keys to the Future: Align Workforce Readiness to Ensure Student Success, avaliou mais de 76 milhões de anúncios de emprego, 25 mil sites de oferta de vagas e sites corporativos, representando cerca de 80% de todos os anúncios feitos em 2015. O objetivo era identificar os cargos e salários que terão maior crescimento até 2024.

As habilidades mais requeridas em todas as profissões incluem habilidades de comunicação oral e escrita, habilidades de marketing, integridade e atendimento ao cliente. O único pacote de software que figurou entre as 20 melhores habilidades é o Microsoft Office. As habilidades listadas representam um conjunto de competências que são comumente exigidas atualmente, sendo mais importantes que qualquer habilidade de tecnologia específica, ciência profunda ou matemática.

O levantamento foi realizado tendo o mercado norte-americano como base. Confira abaixo as 20 competências consideradas mais importantes pelas empresas:

1. Habilidade de comunicação oral e escrita

2. Orientação a detalhes

3. Marketing

4. Conhecimento de ferramentas Office

5. Integridade

6. Orientação à satisfação do cliente

7. Automotivação

8. Trabalho em equipe

9. Capacidade de resolução de problema

10. Criatividade

11. Habilidade de trabalhar de forma independente

12. Organização

13. Planejamento para operações e vendas

14. Experiência/habilidade em vendas

15. Gestão de projeto

16. Saber PowerPoint

17. Coaching

18. Gestão de pessoas

19. Resolução de problemas (troubleshooting)

20. Forte capacidade de liderança

Via ComputerWorld, IDC