10 sites e extensões para você ter mais foco nos estudos e trabalhos

Por Ariane Velasco | 05 de Junho de 2020 às 10h00
Reprodução/Pixabay

Se você deseja melhorar sua produtividade na hora de colocar o estudo em dia - evitando distrações como a televisão e as redes sociais - mas não quer ter que baixar aplicativos para isso, existem diversos sites gratuitos que podem auxiliar no controle do tempo.

As opções, em sua maioria, consistem em timers que ajudam a controlar melhor o tempo utilizado nos estudos. Eles costumam utilizar o método Pomodoro que, como o próprio nome já diz, faz alusão a um tomate que é dividido em quatro pedaços, cada um consistindo em 30 minutos - 25 de estudo e 5 para uma pausa. A cada duas horas, uma pausa maior é feita.

O método garante que a atenção seja mantida, mas também permite pausas que são essenciais para um bom desempenho e memorização. A seguir, confira a lista preparada pelo Canaltech com diversos sites e extensões do Chrome que podem auxiliar na hora dos estudos.

Tomato Timers

Com uma bela interface, o Tomato Timers permite usar todas as funções do método Pomodoro gratuitamente. Nele, você pode optar por alterar os minutos do período de estudos e dos intervalos longos e curtos.

Para usar cada um dos cronômetros, é só clicar sobre as opções “Pomodoro”, “Short break” (intervalo curto), “Long break” (intervalo longo), e “Loop”, para iniciar novamente o período de estudos. Você também pode compartilhar o site com seus amigos nas redes sociais.

Foque nos estudos usando o método Pomodoro online (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pomofocus

Outra opção bem interessante de site para ajudar a manter o foco nos estudos é o Pomofocus. Nele, a pausa mais longa consiste em 15 minutos ao invés de 10, como no caso do site anterior. Você também pode adicionar suas tarefas do dia em “Add Task”, a fim de organizá-las de maneira mais eficiente.

As configurações do site também permitem alterar a quantidade de minutos do Pomodoro, do intervalo curto e também do intervalo longo, bem como definir a inicialização automática do cronômetro e o volume do som. O envio de notificações e o modo noturno só estão disponíveis para a versão premium do site, que custa US$ 1.99/mês ou US$ 12/ano).

O Pomofocus ajuda a focar nos estudos e é fácil de ser usado (Captura de tela: Ariane Velasco)

TomatoTimer

O TomatoTimer funciona de maneira bem simples: o tempo mínimo já é selecionado pelo próprio site e, para começar a usar o método, é só clicar em “Start”. Você pode parar ou resetar. Você também pode usar atalhos no teclado para alterar o timer. São eles:

  • Espaço: para ou inicia o timer;
  • Alt + P: reinicia os 25 minutos do Pomodoro;
  • Alt + S: inicia o timer do descanso (5 minutos);
  • Alt + L: inicia o timer do descanso (10 minutos);
  • Alt + R: reseta o timer.
Use os atalhos para uma navegação ainda mais prática (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pomodoro Tracker

Outra boa opção para manter o foco e a concentração nos estudos é o Pomodoro Tracker que é reiniciado todas as vezes que o timer é pausado - ou seja, força o usuário a adiar quaisquer outras tarefas e permanecer focado pelos 25 minutos.

O site também permite adicionar tarefas do trabalho ou dos estudos à sua lista. Nas configurações, você pode escolher entre tocar ou não um alarme, notificar quando estiver faltando um minuto para o fim dos estudos ou da pausa, ativar notificações no navegador da web e enviar mensagens.

Também é possível alterar a duração do Pomodoro, das pausas curtas (originalmente de 5 minutos), das longas (de 15 minutos) e iniciar os momentos do cronômetro automaticamente ou não. O site está disponível em vários idiomas e também pode ser usado em diversas cores diferentes, tudo isso de graça.

Insira o nome da tarefa e uma descrição curta para focar em seus estudos com a ajuda do site (Captura de tela: Ariane Velasco)

Cronômetro Online

Se o que você busca é controlar o número de minutos ou horas que são investidos em seus estudos, sem necessariamente usar nenhuma técnica, é possível recorrer ao Cronômetro Online para fazer isso. Seu uso é muito simples: basta pressionar a tecla espaço para iniciar a contagem e a tecla “Esc” para encerrá-la. Você também pode compartilhar a ferramenta com seus amigos através do Twitter.

Use os atalhos no teclado para uma navegação ainda mais simples (Captura de tela: Ariane Velasco)

Relógio Online

O Relógio Online é uma ferramenta bem completa para quem quer focar nos estudos, uma vez que conta, além do relógio, com cronômetro, temporizador e despertador.

O site conta com diversas opções de customização, como possibilidade de aumentar ou diminuir a fonte, usar o modo noturno, as cores dos números e também o formato da hora (24 ou 12 horas). Todas as funcionalidades podem ser acessadas gratuitamente.

Além de ajudar a focar nos estudos, você também pode usar o Relógio Online como despertador (Captura de tela: Ariane Velasco)

Extensões para o Chrome

Existem diversas extensões do Google Chrome que também ajudam a aumentar a produtividade dos estudos. Confira algumas delas logo a seguir:

StayFocusd

Essa extensão bloqueia redes sociais e sites que têm maior potencial de distração. Para desbloqueá-los durante o período de estudos, o usuário teria que removê-la, uma vez que ela tende a ser bem poderosa no bloqueio das URLs consideradas “proibidas”.

Usar a extensão é bem simples: basta fazer o download dela no Chrome e, depois, clicar no ícone que será adicionado no canto superior direito do navegador. Você pode clicar em “Bloquear este site inteiro” caso esteja na rede social que não quer acessar durante o período de estudos ou “Bloquear um URL personalizado”, nas “Opções avançadas”, onde basta digitar o endereço do site.

Acessando o endereço da extensão, você pode clicar em “Max time allowed” para alterar os minutos durante os quais o site permanecerá bloqueado.

Você também pode permitir sites em "Permitir um URL personalizado" (Captura de tela: Ariane Velasco)

Cronômetro de Tarefas

Outra ótima extensão do Chrome que ajuda a focar nos estudos é o Cronômetro de Tarefas, uma vez que ele auxilia a controlar o tempo gasto com tarefas do trabalho, dos estudos e do que mais for necessário - incluindo o tempo gasto nas redes sociais, que pode ser diminuído.

Para usar o gerenciador de tempo, é só fazer o download da ferramenta no navegador e acessar sua página principal logo em seguida. Nela, você pode inserir o nome de cada atividade e a meta de tempo diário gasto em cada uma. Depois, é só clicar em “Iniciar” para que o cronômetro comece a contabilizar cada segundo. Do lado direito, você também pode parar ou reiniciar o contador.

O Cronômetro de Tarefas é ideal para quem quer focar nos estudos e acompanhar seu progresso (Captura de tela: Ariane Velasco)

Wunderlist

Sempre quis ter uma lista de tarefas que pudesse ser acessada no computador facilmente? A Wunderlist pode ser vista logo na página inicial do Google Chrome e permite organizar por horário, todos os afazeres que você tem a cumprir em cada dia.

A extensão pode ser acessada através de um ícone no canto superior direito da tela do Chrome. Depois da instalação, é só abrir uma nova guia e clicar em “Entrar” para acessar a lista e organizar seus estudos.

Torne sua lista de afazeres visível para não esquecer nenhuma tarefa em seus estudos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Block & Focus

Se você não quer acessar sites que possam lhe distrair durante os estudos, mas não consegue manter a concentração sem a ajuda de alguma ferramenta, basta baixar o Block & Focus para resolver seu problema. Depois do download, a extensão pode ser acessada através do ícone de livro, no canto superior direito da tela. Para configurar os sites que você não quer acessar, é só clicar em “Opções”.

Na tela seguinte, é só configurar o tempo que você deseja ficar longe dos sites selecionados, os minutos que deseja descansar e o período de cada intervalo. Abaixo, você lista quais sites não quer acessar para focar nos estudos.

Precisando focar nos estudos? Bloqueie suas redes sociais por alguns minutos ou horas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você sabia que existiam tantas maneiras diferentes de controlar seu tempo e focar nos estudos? Conte pra gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.