Desenvolvimento Web: não fique para trás no mercado em 2019

Por Redação | 06 de Dezembro de 2018 às 10h33

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Desenvolvimento Web: não fique para trás no mercado em 2019
Desenvolvimento Web: não fique para trás no mercado em 2019

Um colega de trabalho lhe entrega uma fita cassete e diz: escute essa música, é irada. De duas, uma. Ou é uma pessoa super fã de coisas vintage, ou está muito fora da casinha. Exagero, é claro. Mas foi apenas para contextualizar sobre a importância de sempre se informar sobre o que há de novo no mercado.

No mundo da tecnologia, isso é ainda mais importante, pois tudo muda o tempo todo. Para nenhum profissional web ou curioso ficar para trás, preparamos este artigo com tendências para desenvolvimento web em 2019.

Principais tendências para desenvolvimento web em 2019

Para elaborar a lista, nós conversamos com os professores da Ironhack, escola de desenvolvimento web full-stack presente em mais de 11 países e que acaba de chegar ao Brasil. O objetivo foi entender o cenário de mercado e de inovação para ajudar você a ficar por dentro das maiores promessas, preparar seu portfólio ou sua empresa, e não ficar para trás no mercado em 2019. Confira:

PWA com JS, HTML e CSS

Sigla para Progressive Web Apps, a PWA surgiu há alguns anos, mas realmente mostrou sua utilidade quando passamos a nos interessar pela análise do comportamento do consumidor online.

Baseadas em JS, HTML e CSS, as aplicações progressivas têm o propósito de simplificar a interação do usuário com a plataforma. Mas não é só isso! Carregam a importante responsabilidade de aumentar o engajamento e, consequentemente, a conversão em vendas.

Seus princípios básicos incluem autonomia (por causa de atualizações automáticas independentes), foco no usuário e capacidade de adaptação a qualquer dispositivo inteligente.

Já percebeu a importância da PWA em um mundo que valoriza cada vez mais a experiência dos consumidores, certo? Apps progressivos fazem parte da lista de tendências para o desenvolvimento web em 2019 justamente por oferecerem funcionalidades que vão além dos aplicativos web regulares.

JavaScript

Dados da Stack Overflow em 2018 indicam que, novamente, JavaScript é a linguagem mais utilizada no mundo, adotada por 71,5% dos desenvolvedores entrevistados. Um grande aumento frente aos 66,7% registrados em 2017. Não à toa, figura na lista das principais tendências do ano quando falamos em desenvolvimento web.

Com a alta demanda por JavaScript vinda do mercado de trabalho, esta é uma das razões pelas quais a linguagem de programação é ensinada durante o curso de Desenvolvimento Web da Ironhack. Inclusive, a escola está aceitando inscrições para o processo seletivo de turmas em janeiro!

Ou seja, JavaScript continua sendo uma das melhores opções para o desenvolvimento de páginas web interativas. Então, se você está em busca de uma linguagem de programação que esteja em alta e seja suportada por todos os principais navegadores, já sabe em qual investir!

One-page websites

Os templates de página única são outra tendência marcante para o desenvolvimento web em 2019. Os usuários buscam por simplicidade, clareza e agilidade no ambiente virtual. Qualquer tipo de empecilho, como redirecionamentos desnecessários ou dificuldades de navegação, são justa-causa para abandono de site e desistência de compra.

Logo, programadores devem focar em uma comunicação personalizada, assertiva e conveniente. Para os próximos anos, um bom trabalho de UX design pensará desta forma e websites de página única entregam esse tipo de solução com sucesso.

Em termos gerais, sites que seguem este conceito usam apenas uma página HTML para apresentar todas as informações disponíveis, permitindo que o usuário encontre o que deseja rapidamente, com rolagem rápida e cliques simples. O menu de navegação é claro, os botões de call-to-action são diretos e o trabalho dos designers é simplesmente incrível. Ou seja, é possível criar experiências muito mais interessantes quando saímos do lugar comum!

Designs mobile-friendly

A novidade para 2019 é que, cada vez mais, simplesmente adaptar o site para dispositivos móveis não é suficiente. É preciso inovar através do design e pensar na melhor experiência online, mesmo nas menores telas.

Para suprir expectativas nesse sentido, pense fora da caixa. Além de facilitar a vida dos usuários e trabalhar com templates de página única, use e abuse de tipografia, formas geométricas e cores fortes, dando espaço também ao degradê.

Aposte em tudo o que for de bom gosto e tiver o poder de prender a atenção do usuário: pinturas, desenhos, fotografias, ilustrações e afins. Fugir dos padrões também é uma forte tendência do desenvolvimento web para o próximo ano. Portanto, nunca pense que já aprendeu o suficiente. Continue em uma busca incessante por novidades!

Páginas modulares

Trabalhar com páginas modulares é uma ajuda e tanto para todos os desenvolvedores web, pois permite criar sites sem a necessidade de aplicar uma infinidade de códigos. O interessante da modularidade é a fácil adaptabilidade à realidade do cliente e ao planejamento do programador, bem como a flexibilidade e a agilidade inseridas neste processo.

Lembramos que essas são tendências e que o mercado reserva surpresas para profissionais e empresas, que precisam ficar sempre de olho nesses movimentos para gerir, divulgar e conquistar mercado.

Os desafios são grandes, mas as oportunidades são proporcionais. E, já que estamos falando sobre as possibilidades trazidas por um novo ano, fica uma dica especial: mantenha-se atualizado! Seja por meio de nossos artigos sobre desenvolvimento web, tecnologia e inovação ou procurando uma escola de desenvolvimento web conceituada, como a Ironhack.

Os professores de primeira e as possibilidades de networking podem fazer toda a diferença para multiplicar oportunidades. O importante é não ficar para trás e tornar 2019 o ano do seu desenvolvimento.