Como empreender em um negócio de sucesso - passo 2 de 3
Por Renato Ribeiro | 27 de Fevereiro de 2020 às 11h50
Você já se deparou com negócios grandiosos, que demandaram alto investimento para construção e que, no final, não deram certo? Pois bem, este é um erro comum entre os empreendedores que abraçam seus projetos e embarcam em uma longa jornada de desenvolvimento, sem antes validarem se a proposta em questão supre as expectativas do consumidor.
Os 7 passos que aplico em meus negócios para evitar grandes perdas de tempo e dinheiro e encurtar o caminho rumo ao sucesso são:
- Tudo começa com uma ideia, que precisa ser lapidada com pesquisas para identificar se as pessoas possuem um problema a ser resolvido;
- Com base na sua hipótese, fragmente a entrega final em partes. E esteja pronto para mudanças de percurso ao longo do tempo;
- Desenvolva a primeira entrega de forma rápida e simplificada, o que você julga ser o mínimo para o seu consumidor;
- Valide o recurso desenvolvido com um pequeno grupo de usuários, de preferência, ,consumidores pagantes;
- Hora de medir e analisar o comportamento dos usuários. Houve aceitação da forma que foi entregue? Teve algum tipo de rejeição, por qual motivo? Quais dificuldades de usabilidade foram encontradas? Quais sugestões foram dadas pelos usuários? E por aí vai;
- Com base na experiência anterior, é hora de seguir para a próxima etapa de validação, seguindo o fluxo de desenvolvimento planejado ou melhorando sua ideia baseado no que foi aprendido com as pessoas que testaram o seu protótipo;
- Estas pequenas entregas em ciclos devem seguir até que sejam validadas e possam ser lançadas como um novo recurso, produto ou serviço.
O produto desenvolvido em ciclos simplificados é chamado de MVP (Minimum Viable Product) e faz parte de uma metodologia (lean startup) muito utilizada em empresas startups. Essa técnica vale para qualquer tipo de negócio.
Lembre-se: menos é mais, sem apegos e complexidades, por favor!