Do básico ao inovador: 10 sites para ajudar você a criar seu currículo

Por Douglas Ciriaco

A forma como você se apresenta a uma empresa na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho acaba contando bastante no processo seletivo. Para muitos departamentos de recursos humanos, a seleção começa já na hora de escolher quais currículos serão avaliados e quais já indicam que talvez alguém não sirva para uma determinada vaga.

Sendo assim, ter seu currículo apresentado de forma correta, prezando pela organização e informação clara e objetiva sobre você mesmo, pode ser crucial na hora de conseguir um emprego. Atualmente, existem diversas ferramentas gratuitas na web que podem ajudar você a criar um currículo, indo das ferramentas mais simples e básicas até às mais avançadas e inovadoras.

São inúmeras opções gratuitas ou sites que oferecem diversos serviços para você deixar a criatividade rolar solta. Preparamos uma lista com algumas opções que serão de grande ajuda na hora de criar um resumo da sua vida acadêmica e profissional.

1. Gerador de Currículo

Sites para criar currículo

Se você prefere um currículo básico, com texto simples e sem muita coisa além da informação em uma folha corrida, o Gerador de Currículo é mais do que o suficiente. Neste site brasileiro basta que você preencha os campos como em um cadastro para obter seu currículo pronto para impressão ou enviá-lo por e-mail.

2. Curriculum Profissional

Sites para criar currículo

De forma semelhante ao serviço anterior, o Curriculum Profissional é outro site brasileiro para quem procura o básico do básico. Texto simples para você apresentar o seu perfil profissional para o seu futuro empregador, e tudo criado a partir de um formulário que você preenche rapidamente.

3. CV Maker

Sites para criar currículo

Aqui já começa a fase dos serviços mais avançados para a criação de currículos. Simples de ser utilizado, o CV Maker está traduzido para português e oferece inúmeras ferramentas para você dar mais destaque ao seu currículo. Este serviço vai pouco além do básico, mas já oferece inúmeros temas para você escolher e permite ainda exportar o resultado final em três formatos diferentes: HTML, documento de texto ou PDF.

4. My Perfect Resume

Sites para criar currículo

O My Perfect Resume apresenta uma característica interessante: a possibilidade de importar seus dados de um currículo que você já tem em forma de documento do Word, por exemplo. Assim, o assistente deste serviço ajuda você a deixar seu currículo mais atraente — e tudo por meio de um passo a passo bem simples de ser executado.

5. KickResume

Sites para criar currículo

Quer um currículo criativo e com apelo visual? O KickResume é uma ótima opção, pois ele traz inúmeras ferramentas para você criar um currículo mais descolado e moderno, mas sem deixar de lado o principal: o foco em suas informações. Aqui, você pode adicionar uma foto sua e depois salvar tudo em um documento PDF para imprimir ou mandar por e-mail.

6. Vizualize.me

Sites para criar currículo

Nem sempre ter um currículo básico, somente com texto, é o suficiente para apresentar você a um empregador. Pensando nisso, o Vizualize.me permite criar um infográfico com seus dados acadêmicos e profissionais, transformando tudo em gráficos, pictogramas, linhas do tempo, mapas e muito mais. Ao final, você pode exportar o arquivo em dois formatos: documento PDF ou imagem PNG.

7. Kinzaa

Sites para criar currículo

O Kinzaa funciona como um meio termo entre o básico e o avançado, reunindo inúmeras opções para você transformar seu currículo em um infográfico. A plataforma cria seu documento de apresentação em menos de três minutos e combina diversos elementos para a criação de um CV visualmente impressionante, mas sem ser poluído.

8. Easel.ly

Sites para criar currículo

Uma das opções mais completas e interessantes quando o assunto é transformar seu currículo em algo visual, o Easel.ly permite a criação de verdadeiros painéis informativos a seu respeito. Usando da sua criatividade, você pode iniciar algo do zero ou pegar um modelo pronto para editar. Seus currículos nunca mais serão os mesmos.

9. ResumUP

Sites para criar currículo

Sob o lema “seja visual, seja visível”, o ResumUP e mais um que oferece os mais variados recursos para você criar desde um currículo básico, apenas com texto, até um mais avançado, com sua foto ou ainda com linhas do tempo, tópicos e infográficos. São vários modelos prontos, então basta escolher o que você gostar mais e editar.

10. Contently

Sites para criar currículo

Por fim, a última dica não é propriamente um site para você criar um currículo, mas sim para reunir seu portfólio online. O Contently permite que você junte facilmente tudo o que já publicou na web, apresentando-se como um serviço ideal para redatores, designers, web designers e afins juntarem seu trabalho em uma página só e de maneira bem simples.

Conhece algum serviço legal que ficou de fora desta lista? Compartilhe nos comentários aqui embaixo.