20 hábitos diários das pessoas bem-sucedidas

Por Redação

Você sabia que os 10 primeiros minutos da sua jornada de trabalho podem determinar o quão produtivo e eficaz será o resto do seu dia? Diversos especialistas já citaram a importância de começar o dia com o pé direito para ditar sua postura ao longo do período.

Lynn Taylor, especialista sobre comportamento e ambiente de trabalho e autora de um livro sobre o tema, é uma das que defende a dedicação à mentalização positiva nos primeiros momentos do dia.

"Os primeiros minutos no escritório podem ser os mais estressantes, porque há um nível de ansiedade sobre o que você pode enfrentar: um súbito ataque de e-mails urgentes; crises ou reuniões de última hora; uma chamada para ir até o escritório do chefe; um colega de trabalho doente; e assim por diante. É preciso uma maior autoconsciência, uma atitude positiva e autotreinamento a cada manhã para combater o que parece uma gravidade negativa nos puxando para baixo conforme enfrentamos demandas esmagadoras", explica.

No entanto, se você não faz ideia de como organizar melhor o início da sua manhã para prosperar no trabalho, nós te damos uma forcinha. Uma das chaves para atingir esse objetivo é criar hábitos. Veja alguns exemplos de coisas que pessoas bem-sucedidas costumam fazer nos 10 primeiros minutos da sua jornada de trabalho e inspire-se:

1. Elas acordam na hora certa

Dormindo no Teclado

Quando você corre para o trabalho ou chega atrasado, você provavelmente vai começar a manhã estressado – algo que pode afetar o resto do seu dia. Acorde na hora certa (sem usar o recurso "soneca"!); tome um café da manhã saudável; e se dê tempo o suficiente para chegar ao trabalho sem correria.

Tente manter as suas manhãs mais calmas e, se possível, longe de estresse. É claro que nem sempre dá para escapar do ônibus lotado ou do trânsito, mas se você começar o dia mais tranquilo, pode ser que esses empecilhos não afetem tanto o seu humor e sua disposição.

2. Elas refletem

Alcançar os seus melhores resultados requer que você reflita sobre onde você esteve, onde você está e onde você quer chegar. As pessoas de sucesso passam algum tempo em silêncio e sozinhas para refletir.

Elas se perguntam: "Que passos eu dei em direção aos meus objetivos até agora nesta semana – ou na semana passada? Qual é o status atual do meu projeto? O que eu preciso realizar hoje para melhorar a atual situação do projeto?". Que tal adotar esse hábito nas suas manhãs?

3. Elas param e respiram

Se você chega no escritório e se depara com uma situação tumultuada, com telefones tocando, pessoas discutindo sobre o atraso de um projeto e correndo para a sua mesa antes mesmo de você sentar-se, você corre o risco de começar o dia com o pé errado. É bem possível que você se deixe levar por esse clima de confusão e entre na pilha antes mesmo de se organizar.

Ao chegar no escritório, tire um rápido momento para se sentir presente no local e garantir que você tomará as rédeas do seu dia, em vez de permitir que ele dê o tom e o controle.

4. Elas ficam confortáveis

Ergonomia

As pessoas bem-sucedidas dedicam um minuto no início do seu dia de trabalho para se certificar de que sua cadeira está adequadamente ajustada e que os itens que elas usam com frequência – telefone, teclado, mouse, pape, caneta, entre outros – estão todos a uma distância confortável.

Aproveite para certificar-se de que você tem uma iluminação adequada e veja como um ambiente ergonômico e funcional pode fazer toda a diferença no seu dia de trabalho.

5. Elas organizam a sua área de trabalho

Não conseguir encontrar as coisas na sua própria mesa de trabalho é uma enorme perda de tempo. Tire um tempo para arrumar suas coisas e veja como uma área de trabalho limpa e organizada pode poupar muito tempo ao longo do dia e ainda ajudar a limpar sua mente para as tarefas que vêm pela frente.

6. Elas se alongam, levantam e caminham

Certifique-se de esticar seu corpo para melhorar a circulação sanguínea antes de ficar um longo período de tempo sentado no escritório. Considere andar ou ficar de pé nos primeiros minutos do seu dia de trabalho; isto pode lhe dar uma sensação de maior controle e ajudá-lo a lidar melhor com a agenda do dia.

7. Elas revisam sua lista de coisas a fazer e criam prioridades

Profissional de TI

Você precisa se manter atualizado sobre suas prioridades e tarefas. Não se limite a fazer apenas uma lista; desafie-se a criar uma hierarquia realista para seus projetos que devem ser realizados ao longo do dia.

É vital colocar as tarefas mais importantes em primeiro lugar. Embora os projetos menos desejáveis, mas críticos, sejam facilmente jogados para frente, o ideal é que você aproveite o período da manhã, onde sua energia é mais forte, para enfrentar as tarefas mais difíceis.

8. Elas visualizam o sucesso

Imaginando os resultados positivos dos projetos que você tem em mãos, você pode se organizar e determinar os passos necessários para obter os resultados desejados. Isso vai ajudá-lo a lembrar a necessidade de manter o plano e se concentrar nas coisas que são verdadeiramente importantes, e não simplesmente urgentes.

Atravessar mentalmente o dia também pode ajudá-lo a ver onde os potenciais desafios podem estar, de acordo com a forma como você programou o se dia, e fazer os ajustes necessários.

9. Elas ajustam e mapeiam o seu dia

As pessoas de sucesso revisam suas agendas para avaliar se alguma coisa precisa mudar ou reorganizar a forma como seu dia está previsto. A ideia é descobrir se algum trabalho preparatório precisa de agendamento prévio antes de uma reunião, por exemplo.

10. Elas fazem uma coisa de cada vez

Multitarefa

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo durante a manhã – quando você tem muitas coisas para fazer, toneladas de energia e parece que você consegue fazer até três coisas ao mesmo tempo – pode ser tentador, mas isso pode definir o ritmo do seu dia inteiro. Além disso, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Standford descobriu que realizar multitarefas é menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez.

11. Elas antecipam distrações

Todos nós enfrentamos as mesmas distrações no início do dia, e reconhecê-las é o primeiro passo para acabar com elas. Essa lista pode incluir ligações de baixa prioridade, novos e-mails ou mensagens de texto recebidas, redes sociais, ou outras notificações de baixa prioridade. Em suma, é tudo aquilo que o desafia a se concentrar no planejamento do seu dia.

12. Elas dizem "não"

Profissionais bem-sucedidos sabem como mitigar distrações para maximizar os seus primeiros minutos no escritório. É possível dizer "não" aos seus colegas de forma diplomática e educada, basta se propor a dar atenção à situação em um momento posterior.

13. Elas bloqueiam a negatividade

Pensamento negativo

As pessoas de sucesso não levam pensamento fúteis ou lembranças de acontecimentos ruins para a mesa do trabalho na manhã seguinte. É preciso colocar este tipo de pensamento dentro de uma "caixa" e deixá-los lá enquanto você começa sua semana de trabalho.

14. Elas cumprimentam toda a sua equipe

Este hábito é especialmente importante se você for um líder. No entanto, independente do papel que você desempenhe na sua equipe, é importante cumprimentar todos os seus colegas quando chegar ao trabalho.

Lembre-se que as habilidades pessoais também são importantes para avançar na sua carreira. Você pode ter um conhecimento técnico sem igual, mas a sua atitude pode ajudar a ampliar ou diminuir o valor das suas habilidades técnicas.

15. Elas buscam um feedback de sua equipe e colegas de trabalho

Bons gerentes tiram um período da manhã para falar brevemente com o seu pessoal para garantir que eles estão motivados e envolvidos. Inicialmente, um profissional experiente muitas vezes pode ter uma leitura superficial do nível de energia e satisfação dos seus funcionários. Se algo estiver errado, os problemas serão melhor abordados ao longo do dia.

16. Elas sorriem

Muitas pessoas bem-sucedidas têm uma rotina de começar a sua manhã com um simples sorriso – seja graças a uma "piada do dia" que recebem em seu e-mail, uma charge divertida, ou qualquer outra tradição que tenham criado para rir todas as manhãs. Sem dúvidas, esta é uma boa maneira de começar o dia com o estado de espírito correto.

17. Elas tiram um momento para serem gratas

Gratidão

Uma ótima maneira de começar o dia é identificando algo pelo qual você seja grato, seja isso relacionado à sua vida pessoal ou profissional. Agradecer pode ser motivador, além de ajudar a nos lembrar das coisas boas que nos acontecem.

18. Elas pessoas em como podem ajudar os outros

Este item pode ser resumido em uma frase de Arthur C. Brooks, presidente do American Enterprise Institute, uma organização independente sem fins lucrativos que visa o bem-estar social e é apoiada principalmente por doações e contribuições.

Em um de seus livros, ele diz o seguinte: "Quando eu estou trabalhando para mim mesmo, qualquer desapontamento é estressante e desagradável para mim. Quando eu estou ajudando alguém, por outro lado, o trabalho é sempre intrinsecamente valioso por causa de sua intenção".

19. Elas verificam estrategicamente seu e-mail

É importante destacar a palavra "estrategicamente" neste item, pois nossas contas de e-mail podem se tornar um grande ralo de tempo. Verificar o e-mail pode se tornar uma daquelas tarefas que fazem você se sentir como se estivesse resolvendo várias coisas, mas o perigo é que você pode acabar deixando de lado suas ações prioritárias e sua agenda pré-programada.

As pessoas bem-sucedidas entendem isso e costumam ser extremamente eficientes com seus e-mails, o que significa que os primeiros 10 minutos do seu dia podem incluir uma rápida varredura e priorização dos e-mails para responder mais tarde, como parte do planejamento do seu dia.

20. Elas tomam uma dose de motivação

Sucesso

Motivação é algo que não dura para sempre, portanto, você não pode esquecer de reabastecer sua dose regularmente. Ouvir ou ler histórias inspiradoras podem ajudá-lo a encarar o dia com mais disposição e ânimo.

Via Business Insider

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.