12 sinais de que você tem sido um péssimo funcionário

Por Redação

Ser um péssimo empregado não significa que você seja mau, preguiçoso, ou mesmo incapaz de ser bem-sucedido profissionalmente. Talvez as suas expectativas não estejam alinhadas com as da companhia, a sua disposição pode não combinar com a do seu chefe, ou simplesmente você pode estar na área errada.

Se você sentir que não está fazendo um bom trabalho, então é importante tentar descobrir o porquê e, em seguida, tomar medidas para resolver essa situação pouco agradável. Antes de tirar qualquer conclusão, porém, é necessário que você determine se você tem sido ou não um "funcionário-problema". Seguindo uma lista elaborada por especialistas, aqui estão 12 sinais de que sua atuação não anda tão bem.

1. Você não é pontual

Se você está esquecendo de prazos/reuniões importantes e chegando atrasado constantemente no escritório, talvez haja algo errado na sua relação com o trabalho atual.

2. Você sempre dá desculpas

Algo saiu errado, esqueceu de um assunto urgente ou não conseguiu bater as metas? Dar desculpas para a falta de comprometimento pode ser um péssimo sinal. É como aquele velho ditado que diz "Aquele que se desculpa, acusa a si mesmo".

3. Você faz o mínimo

Se você está no trabalho apenas pelo dinheiro e faz apenas o suficiente para não ser demitido, provavelmente você está no lugar errado. É importante sentir motivação para lidar com novos desafios, então encarar o dia a dia com indiferença pode ser terrível para você e para a empresa.

4. Você gosta de fofocar

Sim, é comum que as fofocas façam parte do cotidiano das empresas, mas está aí um aspecto que pode acabar prejudicando a sua reputação dentro do mercado de trabalho. Imagine se aquela informação acaba caindo no ouvido de quem não deve?

5. Você se acha a pessoa mais inteligente do escritório

É ótimo ter confiança em si mesmo, sem dúvida, mas ninguém gosta de trabalhar com colegas arrogantes. Ao invés de se comparar com os outros e deixá-los para baixo, uma boa pedida é tentar superar a si mesmo em suas metas pessoais.

6. Você não acredita na missão e valores da empresa

Você acha os objetivos da empresa tolos? Considera seu chefe incompetente? Por mais que você tenha razão, talvez não faça sentido desperdiçar sua energia em um ambiente que não tenha a ver com o seu estilo e a sua personalidade. Essa pode ser uma boa oportunidade para mudar de ramo.

trabalho

7. Você está claramente produzindo menos que os seus colegas

Todos os funcionários da empresa são superprodutivos? Claro que não. Mas se todos estão executando mais tarefas que você, provavelmente alguma coisa está acontecendo. De qualquer maneira, é importante que você repare se a sua produtividade está em queda e questione a razão.

8. Você não se dá bem com ninguém da empresa

Você acha todos chatos e não tem a menor vontade de conviver com os seus colegas de trabalho? É possível que você não se identifique com o ambiente empresarial e que, portanto, talvez você seja o problema, e não todos os outros funcionários.

9. Você pede desculpas o tempo todo

Se você anda cometendo falhas constantemente e grande parte das conversas com o seu chefe, colegas ou clientes é dedicada a se desculpar pelos erros, provavelmente o seu atual emprego não está lhe satisfazendo. Preste atenção para que isso não se torne um hábito.

10. Você aguarda ansiosamente para o fim do expediente

Você passa o dia contando os minutos para o término do expediente e para o fim de semana e foge das responsabilidades sempre que possível. Esse é um péssimo indício, pois mostra que não há comprometimento ou interesse em sua função. Por mais que todos queiram momentos de lazer, é fundamental que haja prazer no seu trabalho.

11. Você faz exigências o tempo todo

Todos os empregos envolvem negociações. Você tem todo o direito de buscar melhores salários, horário de trabalho mais adequado, novas atribuições e outros benefícios, mas se você está constantemente fazendo exigências sem mostrar o seu valor para a empresa, isso pode acabar voltando contra você e prejudicar a sua imagem diante de seus colegas e superiores.

12. Você não tem atitude/motivação

Você faz o seu trabalho como em piloto automático e não tem orgulho dele? Você está satisfeito sendo simplesmente um funcionário mediano que "empurra o serviço com a barriga"? Em algumas empresas você pode passar despercebido por anos, mas em outras você corre o risco de ser substituído por alguém com atitude e paixão.

E então, se identificou com algum dos sinais? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.