Saiba como descobrir sempre os melhores preços nesta Black Friday

Por Durval Ramos

A Black Friday já começou e, com ela, a busca por preços baixos. Algumas lojas já derrubaram os valores de seus produtos já na meia-noite de quinta para sexta-feira, mas a grande maioria adotou a estratégia do conta-gotas para manter o consumidor interessado ao longo do dia. Afinal, por que entregar todas as ofertas de uma só vez quando é possível ir trazendo ofertas-relâmpago que vão fazê-lo visitar seu site mais vezes?

O problema é que ninguém tem tempo e muito menos paciência para ficar conferindo se houve uma redução ou não nos preços daquele produto desejado. Mais do que gastar dinheiro, as pessoas ainda precisam ganhá-lo e essa "sexta-feira negra" não é feriado em lugar algum. Só que ainda é possível ficar de olho nessas alterações feitas de surpresa sem precisar destruir o botão F5 do seu teclado.

O Google Chrome, por exemplo, conta com algumas extensões que são perfeitas para esse caso. E o destaque para essa Black Friday é o Baixou Agora, um complemento bem simples e muito útil que vai ajudá-lo nesse trabalho chato, monitorando constantemente os produtos de seu interesse e o alertando caso ele fique mais barato ao longo do dia. Isso sem falar de outras funções para fazê-lo pagar menos por aquilo que você procura e dar tranquilidade de poder seguir sua vida sem destruir o F5 do teclado na esperança de um descontinho.

Baixou Agora

Assim, para acabar com o seu sofrimento nesta Black Friday, aprenda a usar o Baixou Agora e deixe de perder promoções. Vale lembrar que estamos falando de uma extensão para o Chrome, então nada mais óbvio de que é preciso ter o navegador instalado em seu computador. Se você for usuário do Firefox, pode conferir algumas outras sugestões de extensões mais abaixo.

Passo 1

Acesse a página do Baixou Agora na Chrome Web Store e clique no botão "Usar no Chrome". O navegador vai abrir uma pequena caixa de alerta para avisá-lo de que a extensão pode ler e modificar dados dos sites que você visitar. Se você não vê problemas nisso, clique em "Adicionar extensão".

Baixou Agora

Passo 2

Chegou a hora mais divertida de todo o dia: caçar produtos. Vá atrás de todos os itens que você quer comprar nesta Black Friday nas lojas do seu interesse. Submarino, Extra, Walmart, Ponto Frio ou Casas Bahia: não importa. Vire esses sites de cabeça para baixo em busca daquilo que você quer comprar.

Passo 3

Repare que, ao entrar na página de um desses produtos, uma pequena barra vai surgir na parte superior da tela. É a extensão já trabalhando para ajudá-lo. O Baixou Agora faz uma leitura do preço visualizado e procura esse mesmo item em outras lojas em busca de melhores ofertas. Caso ele encontre, um pequeno alerta vai ser exibido com um link que vai redirecioná-lo para lá. Caso você já esteja diante do melhor preço, ele vai informá-lo sobre isso e indicar qual seria a outra loja a oferecer algo próximo disso.

Baixou Agora

Outro recurso bastante útil nesse sentido é o botão "Compare Preços". Como o próprio nome sugere, ele lista todos os valores de outras lojas para que você tenha uma visão maior da sua economia. Esse recurso também serve para ajudá-lo a se decidir onde comprar. Afinal, se você tem um bom relacionamento com uma loja, pode preferir alguns reais a mais só pela confiança.

Baixou Agora

Passo 4

Se o menor preço encontrado ainda não estiver do seu agrado, você ainda pode estudar um pouco as variações para decidir se vale a pena ou não ficar de olho ali. A partir do botão "Gráfico", você visualiza a flutuação do valor ao longo dos últimos dias naquela loja. Isso serve tanto para você saber que não está sendo enganado pelo velho "pague a metade do dobro" quanto para descobrir se ele chegou a ficar mais barato que isso em algum momento.

Baixou Agora

Passo 5

Se nada disso for suficiente para fazê-lo comprar, chegou a hora de ativar aquilo que o Baixou Agora tem de melhor: os alertas. Ao clicar em "Quer pagar quanto?", o complemento permite que você determine um preço máximo para aquele produto. Assim, quando ele ficar mais barato que aquilo, você receberá um e-mail avisando que a tão esperada hora chegou.

Para isso, é preciso fazer um cadastro. Se você não tem paciência para preencher formulários, pode sincronizar seus dados com os do Facebook e pronto. Assim, é só sair vasculhando as lojas e marcando os preços que você deseja.

Baixou Agora

Vale lembrar, porém, que o Baixou Agora funciona apenas em algumas lojas. Só que isso está longe de ser um problema, já que a sua base de dados está integrada à de sites de renome e confiança, o que pode ajudá-lo a escapar de uma oferta disfarçada de golpe.

Outras opções

Além disso, tanto o Chrome quanto o Firefox contam com outras alternativas ao Baixou Agora. No caso do navegador da Google, por exemplo, o Page Monitor é outra ferramenta bastante útil para esta Black Friday. A ideia da extensão é avisá-lo quando um site for atualizado. Assim, basta cadastrar o endereço do produto que você deseja e, se ele tiver alguma mudança de valor ou mesmo retornar ao estoque, você será alertado.

Ele se torna uma boa pedida para quem não tem ideia do quanto quer pagar e quer apenas saber quando o item ficar mais barato. Além disso, ele pode ser usado em outras situações, não se limitando apenas à Black Friday.

Já no Firefox, os usuários podem se aproveitar do Update Scanner. Ele funciona da mesma maneira que o Page Monitor. Assim, basta instalá-lo em seu navegador, cadastrar os sites que você quer acompanhar e ficar de olho para qualquer notificação que possa aparecer.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.