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Anúncios em redes sociais: como gerar bons resultados

Por| Editado por Bruno Salutes | 13 de Março de 2020 às 20h30

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As redes sociais são vistas como um dos principais alvos da publicidade na internet. Afinal, é nessas plataformas que os usuários costumam passar a maior parte do tempo através de celulares e computadores.

Segundo a pesquisa Digital 2020, realizada em conjunto pelo Hootsuite e o We Are Social, os brasileiros são a terceira população no mundo com maior tempo médio gasto em redes sociais, com 3 horas e meia por dia. Isso faz com que as redes sejam uma grande vitrine para a exposição de marcas.

Entretanto, anunciar em redes sociais não significa ter sucesso imediato. É preciso conhecer a marca, o público que deve ser impactado e os reais objetivos para que uma campanha consiga ter bons resultados.

O primeiro passo para uma publicidade eficaz é saber em qual rede social faz mais sentido anunciar a marca. Redes como o Twitter, que possui grande engajamento e instantaneidade, podem parecer atrativas, mas tudo depende do que a empresa propõe e como ela pode dialogar com o público dessa plataforma.

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Tudo isso depende também do objetivo da campanha. Fechar novas vendas, ampliar o alcance da marca, conscientizar sobre uma determinada situação são algumas das metas que podem ser alcançadas. Cabe descobrir qual plataforma se aplica melhor para a ocasião.

A segmentação do público é outro fator muito importante. Redes como o Facebook e o Instagram permitem um detalhamento da audiência baseada em características como localização, idade, gênero, gostos e comportamentos. Esse tipo de fragmentação ajuda a construir um anúncio mais direto e com chance maior de impactar a audiência desejada.

Com a audiência conhecida, é hora de pensar no tipo de conteúdo que será veiculado. Textos simples, fotos e vídeos possuem rendimentos diferentes em alcance e engajamento, e variam conforme as mudanças nos algoritmos nas redes. Portanto, é necessário ter um acompanhamento de quais anúncios possuem a melhor performance.

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Na questão financeira, é essencial conhecer a diferença entre uma publicação orgânica e patrocinada. Os resultados de uma postagem paga variam conforme o dinheiro investido, mas o retorno em visibilidade é muito maior do que em postagens não-pagas. Isso ocorre porque as próprias redes sociais possuem mecanismos que facilitam a penetração de seus anúncios conforme o público desejado.

Por fim, as métricas também são determinantes para descobrir a qualidade dos resultados. Conhecer a métrica necessária significa ter um norte para a campanha, seja ele engajamento, visualização, alcance ou qualquer outro tipo de objetivo. Tenha sempre em mente quais são os Key Performance Indicators, ou KPIs (“Indicadores chave de performance”, em tradução livre).