Publicidade

Quais foram os melhores jogos de 2020 no 4º Prêmio Canaltech?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Março de 2021 às 09h20

Link copiado!

Quais foram os melhores jogos de 2020 no 4º Prêmio Canaltech?
Quais foram os melhores jogos de 2020 no 4º Prêmio Canaltech?

Nesta segunda-feira (22), o Canaltech divulgou a lista de vencedores do 4º Prêmio Canaltech, que consagrou os melhores produtos, serviços e marcas de 2020. E, como já é tradição, os jogos não ficaram de fora.

Entre jogos AAA e independentes, a quarta edição do Prêmio Canaltech teve número recorde de indicados: ao todo foram 34 jogos concorrendo às categorias de Melhor Jogo para Console, Melhor Jogo para PC, Melhor Jogo para Smartphone e Jogo Mais Popular. Além disso, como este ano foi marcado pelo lançamento de uma nova geração de consoles, o Prêmio Canaltech também elegeu o Console do Ano.

Os melhores foram escolhidos por você, leitor e seguidor do Canaltech, que também nos ajudou a bater outro recorde: o de votantes. Foram nada menos que 168 mil votantes nesta edição, 325% a mais que o registrado na edição 2019. Além da sua colaboração, também tivemos a participação de jornalistas e especialistas da área, que formaram o Júri Técnico.

Continua após a publicidade

Mas, afinal de contas, quem levou a melhor neste ano? Será que o senso comum venceu ou tivemos espaço para surpresas? Confira a seguir quais foram os melhores jogos do 4º Prêmio Canaltech.

Melhor Jogo para Smartphone: Genshin Impact

Se tem um jogo que pegou público e crítica de assalto em 2020, este foi Genshin Impact. Desenvolvido pela miHoyo, empresa chinesa até então desconhecida do grande público no Ocidente, o jogo chamou atenção principalmente por seu visual e modelo de negócio. Gratuito e graficamente deslumbrante, o game foi baixado mais de 17 milhões de vezes antes mesmo de ter completado uma semana de lançamento em setembro de 2020 e rapidamente foi comparado com The Legend of Zelda: Breath of the Wild. A verdade, porém, é que Genshin Impact tem seus méritos.

Continua após a publicidade

Com mecânicas muito mais variadas, possibilidade de modificar armas e personagens e uma série de outros elementos, o título se posiciona muito mais como um JRPG do que um ação-aventura. E isso é extremamente interessante, sobretudo se pensarmos que o gênero exige bastante dedicação dos jogadores, algo que vai meio que na contra-mão do que muita gente pode pensar de um jogo de sucesso para os smartphones. Então qual exatamente o segredo? Personagens fáceis de se identificar, narrativa linear, evolução baseada em resolução de missões, um bom sistema de recompensas...

É difícil nomear apenas um, mas é certo que a união de tudo isso rendeu a Genshin Impact os troféus de Melhor Jogo para Smartphone pelo júri técnico e voto popular, com 27,28% dos votos.

Jogo Multiplayer Mais Popular: Free Fire

Continua após a publicidade

É dobradinha que chama? Pelo segundo ano consecutivo, Free Fire levou para casa o troféu de Jogo Multiplayer Mais Popular do Prêmio Canaltech. A categoria reuniu os jogos que mais fazem sucesso na atualidade, independentemente de ano de lançamento ou plataforma em que estão disponíveis. A ideia é prestigiar os títulos que você, caro leitor e seguidor, mais joga no seu dia a dia — por isso o voto é única e exclusivamente popular.

Curiosamente, se no Prêmio Canaltech 2019 o título da Garena virou a mesa nos últimos dias de votação, desta vez liderou de ponta a ponta, desbancando concorrentes como Call of Duty: Warzone e Among Us com 22,24% dos votos. Outro fator que chama bastante atenção é a dominância do game nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e entre o público com faixa etária de 17 a 24 anos. Entender isso não é difícil: Free Fire é um dos jogos que mais prestigia e está presente no mercado nacional, investindo na formação de novos jogadores e servindo de porta de entrada para novos jogadores profissionais vindos, principalmente, das periferias.

O resultado não poderia ser diferente: Free Fire foi o jogo mobile mais baixado do Brasil e do mundo em 2020 e Jogo Multiplayer Mais Popular do 4º Prêmio Canaltech.

Continua após a publicidade

Melhor Jogo para PC (popular): Call of Duty: Warzone

Quando a Activision lançou Call of Duty: Warzone em março de 2020, muita gente já acreditava que o gênero battle royale estava saturado e não havia espaço para mais um título. Contrariando o ceticismo geral, a produtora provou que ainda há muito a ser explorado, bastando acertar na fórmula e na dose de conteúdo para os jogadores.

Um dos principais segredos de Call of Duty: Warzone é, sem dúvidas, sua gratuidade, que fez com que o battle royale da Activision rapidamente ganhasse espaço entre os jogadores e streamers. Outra característica que ajudou a chamar a atenção foi, sem dúvidas, a qualidade gráfica do jogo — apesar de gratuito, visualmente ele não ficou devendo em nada à Modern Warfare, eleito o Melhor Jogo para Console no Prêmio Canaltech 2019. Com o público fisgado, mantê-lo dependia do fluxo constante de novos conteúdos, o que foi feito com maestria: além de novos modos, em um ano CoD: Warzone ganhou duas temporadas com mapas, novas armas, novos operadores e pontos de interesse. Detalhe: tudo gratuito.

Continua após a publicidade

Agora basta misturar todos esses ingredientes para entender o porquê Call of Duty: Warzone foi escolhido o Melhor Jogo para PC no 4º Prêmio Canaltech com 55,59% dos votos populares. Campeão incontestável.

Melhor Jogo para PC (técnico): Microsoft Flight Simulator

É um jogo? É um simulador? É um software de treinamento? Na verdade, Microsoft Flight Simulator consegue ser tudo isso de uma só vez. O título trouxe uma das mais famosas franquias dos PCs de volta após 14 anos de hiato e, em um ano em que todos ficamos dentro de casa, agradou desde pilotos profissionais a jogadores aspirantes a piloto de avião e gente com saudade de voar.

Continua após a publicidade

Essa versatilidade é uma das características que mais chamam a atenção no título da Microsoft, que pode ser jogado tanto por quem quer ter controle total sobre todos os aspectos das aeronaves para uma experiência extremamente fidedigna à realidade, quanto por quem só quer dar um rolê de avião. Mas o que mais chama atenção é que, por baixo disso tudo, Flight Simulator é extremamente complexo e tecnológico, implementando recursos de computação na nuvem e inteligência artificial para reproduzir locais, clima, tráfego aéreo e muito mais do mundo real dentro do título.

No fim das contas, o título da Microsoft é um primor técnico e gráfico sem igual e que, com sorte, vemos surgir apenas de década em década. Por isso, Flight Simulator foi escolhido pelo júri técnico do 4º Prêmio Canaltech como o Melhor Jogo para PC de 2020.

Melhor Jogo para Console: The Last of Us Part II

Continua após a publicidade

Polêmico, pesado, violento, chocante... São muitos os adjetivos usados para definir The Last of Us Part II, mas um deles é unânime: o jogo da Naughty Dog é marcante. O novo capítulo da história de Ellie e Joel mostra um mundo ainda mais em frangalhos, com dor e sofrimento espalhados por todos os lados, e uma trama carregadíssima pautada pela vingança.

Mas muito além do roteiro, o jogo se vale do carisma de antigos e novos personagens, de uma trilha sonora impecável, de gráficos esplendorosos, novas mecânicas e recursos que fazem uso de todo o poder de fogo do PlayStation 4 para mostrar o videogame em seu estado de arte. E, como toda obra de arte, sua interpretação depende única e exclusivamente da bagagem que cada um carrega consigo para chegar à qualquer conclusão. E é justamente por isso que The Last of Us Part II divide tanto opiniões.

Independentemente de qual tenha sido a percepção de cada um sobre ele, tanto público (com 51,77% dos votos) quanto júri técnico do 4º Prêmio Canaltech concordaram que The Last of Us Part II é o Melhor Jogo para Console de 2020.

Continua após a publicidade