Truques para sair bem na foto

Por Joyce Macedo
photo_camera Divulgação

Mesmo em tempos de selfies, belfies e afins, ainda é comum encontrarmos pessoas que não gostam de aparecer em fotografias. Fato é que a maioria de nós, reles mortais, não gosta de ficar cara a cara com nossas imperfeições estampadas na tela ou no papel.

Mas também não é preciso se esconder toda vez que alguém sacar o smartphone ou a câmera fotográfica. Para a nossa alegria, existem alguns truques bem simples que podemos usar para sair melhor nas fotos. São pequenos detalhes que, adaptados a cada tipo de corpo, nos ajudam a ficar bem em frente às câmeras.

Como parecer mais magro

Dizem por aí que a câmera "engorda" 5 kg. Mas você sabia que basta mudar a maneira como posiciona seu corpo para parecer mais magro?

Se você sentar ou ficar em pé completamente de frente para a câmera, ela irá mostrar todo o volume do seu corpo. Porém, se você inclinar levemente o corpo para o lado – nada de virar a 90º, pois isso também não ajuda – irá ocupar menos espaço no quadro e parecer mais esguio. Os ângulos laterais são a melhor pedida para quem quer "perder alguns quilinhos" sem a ajuda do Photoshop.

Angelina Jolie

Imagem: Reprodução / Internet

Não apertar o braço contra o corpo para que ele não pareça maior do que realmente é também é uma dica simples, mas que vale ouro. Porém, deixar os braços e pernas duros também não te dará um ar muito "simpático".

Mantenha os braços ligeiramente afastados do corpo, com uma suave curva em seus cotovelos. Isso cria um espaço que fará com que seus braços e cintura pareçam mais finos. Lembre-se também de colocar um pé ligeiramente a frente do seu corpo, mas mantenha o peso no que está atrás, dobrando levemente o quadril.

O vídeo abaixo mostra a diferença que essas dicas podem fazer no resultado final. Confira:

O blog Fab After Forty cita ainda três regras para parecer mais magro em fotos:

  1. Nunca fique ao lado de uma pessoa muito magra na hora da foto. Especialmente se vocês estiverem usando a mesma roupa.
  2. Nunca seja a pessoa mais próxima da câmera.
  3. Use todos os acessórios que estiverem a disposição para esconder as partes mais salientes do corpo. "E por partes salientes do corpo, eu quero dizer a sua barriga", completa o blog.

E a regra mais antiga de todas para quem quer parecer mais magro também vale na hora de fotografar: use roupas pretas.

Como parecer mais gordo

Sim, o mundo é um lugar muito doido e repleto de pessoas complicadas. Enquanto uns querem parecer mais magros em fotografias, outros não querem parecer tão magros quanto realmente são. Se você se encaixa no segundo grupo, a dica é simples: maximize a sua presença na foto.

Se você é muito magro, vire o corpo para a câmera de modo que preencha a maior parte do quadro possível. O ideal é mostrar um pouco mais de um lado do rosto do que o outro ao olhar para a câmera, de forma que ainda seja possível ver suas duas orelhas na imagem. A dica é do autor do "Portrait Photographer's Handbook", Bill Hurter.

Retrato

Em seu livro, Hurter acrescenta que o que você veste é importante. Roupas claras associadas a fundos de cor clara são favoráveis para esse tipo de corpo. Evite roupas sem mangas. "Para um homem, um casaco esportivo de cor clara vai ajudar a torná-lo maior, para uma mulher, vestidos ou blusas mais volumosos ajudam a disfarçar braços finos", diz ele.

Como parecer mais alto

Se você quer parecer mais alto, evite posar perto de pessoas mais altas do que você ou de objetos que sirvam como referência para sua altura. Ou então, quando puder, sente-se. Nosso cérebro não costuma reparar na altura das pessoas em fotos em que elas aparecem sentadas.

Outra dica para "ganhar" alguns centímetros é tirar fotos da parte superior do corpo, principalmente no sentido vertical e de perfil. Fotos de corpo inteiro também funcionam, mas desde que o fotógrafo siga algumas regrinhas. Neste caso, é preciso que a lente da câmera esteja na altura da sua cintura, ou abaixo, na hora de clicar. Fotos tiradas de baixo para cima ajudam a aumentar a sensação de altura.

Dicas de fotos

Imagem: Reprodução / LifeHacker

Como em qualquer outro tipo de fotografia, aqui suas roupas também podem desempenhar o papel de mocinha ou de vilã. Por exemplo, quanto mais suas pernas estiverem expostas – ou seja, quanto mais curta for a sua saia – mais longas elas irão parecer. Da mesma forma, quase tudo o que faz suas pernas parecerem mais finas também fazem com que elas pareçam mais longas. Calças jeans do tipo skinny são bons exemplos.

Por fim, se você for tirar uma foto em grupo, certifique-se de estar à frente das demais pessoas e mais perto da câmera.

Como parecer mais baixo

Surpreendentemente, a maioria das dicas para os baixinhos também é válida para pessoas altas. Quando puder, sente-se. Fotos que não mostram o corpo inteiro também funcionam a seu favor. No caso de fotos de corpo inteiro, a dica é contrária à anterior: a lente deve ficar posicionada na altura da sua cintura e o quadro deve ser preenchido apenas com a parte superior do corpo, sem angulação baixa.

Como parecer mais jovem

Escolha as cores certas e mostre-se ativo para parecer mais jovem.

Quando ficamos mais velhos, a tendência é tentar esconder rugas e linhas de expressão com maquiagem. O que raramente lembramos é que são exatamente essas características que dão personalidade ao nosso rosto nas fotos.

No caso dos retratos, cores menos chamativas e um fundo suave ajudam a destacar a pessoa que aparece na imagem. Da mesma forma, é preciso evitar luz forte, mas sem esquecer a técnica de iluminação de três pontos (luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo).

Conforme destaca o artigo do site Tus+, as cores podem fazer maravilhas a uma imagem, especificamente aquelas tiradas em locais abertos. Mas isso não é uma regra. A melhor opção é tirar uma foto colorida e, em seguida, pedir que o fotógrafo lhe mostre uma versão preto-e-branco para que você possa comparar e escolher qual mais lhe agrada.

Fotografia P&B

Foto: Reprodução / dahorsburgh

Outro detalhe importante: só porque você é mais velho não significa que você tenha que parecer chato e ficar sempre estático na hora de tirar uma foto.

Imagens de pessoas fazendo determinadas atividades ajudam a trazer movimento e fluidez para a foto. Isso não significa necessariamente que é preciso estar em movimento durante o clique, mas sim "transmitir a ideia que está vivo, respirando, que é uma pessoa em movimento... não uma criatura estática", como bem explica o site MCP Actions.

É claro que essa é a perspectiva de um fotógrafo, mas sem dúvidas podemos levar isso como aprendizado na hora de posar para fotos. Procure sempre parecer ativo e alerta. Uma boa maneira de fazer isso é tirar fotos enquanto faz o seu passatempo predileto, como cozinhar ou jogar bola.

Por fim... Sorria!

O blog Photojojo recomenda meditar durante três segundos antes de sorrir. Peça ao fotógrafo para contar até três antes de tirar a foto. Feche os olhos e respire. Então, pouco antes do clique, expire, abra seus olhos e sorria. Seu rosto vai parecer mais relaxado e seu sorriso não será falso.

Um conselho unânime entre os fotógrafos para quem quer sair bem nas fotos é: divirta-se! A falta de confiança também é capturada pelas lentes. Não se preocupe tanto, afinal é apenas uma fotografia. Quanto menos você se preocupar em como vai aparecer na imagem, melhor ela irá ficar.

Chloe