Evite esses erros de Business Intelligence

Por Redação

Business Intelligence, ou BI, é um grande assunto dentro das empresas. Ela é uma ótima ferramenta para ajudar o seu negócio, mas precisa ser utilizada corretamente para funcionar. Roman Vladimirov, da Panorama, escreveu alguns erros básicos que você não pode cometer quando trabalhar com BI:

Escolher uma solução de BI que não supra suas necessidades

É importante ter um objetivo claro quando se trabalha com Business Intelligence, ou será muito difícil conseguir o que você quer. Você precisa especificar que solução de BI está procurando.

"Esses sistemas custam milhões para uma empresa, mas às vezes dão pouco ou nenhum valor porque há uma incompatibilidade entre o que é comprado e as necessidades dos usuários", diz Rita Sallam, uma analista do Gartner. Ela explica que quando você tem necessidades específicas a suprir, você consegue aproveitar melhor a BI. "Pode ser que usuários precisem de relatórios interativos, mas eles só conseguem gerá-los estáticos, ou então o que conseguem não é complexo o suficiente – ou então complexo demais".

Tentar tirar demais da Business Intelligence

BI e análise de dados têm capacidades amplas e podem ajudar a transformar a sua empresa, mas essas mudanças não vão acontecer na noite pro dia. A C3 Business Solutions recomenda que empresas organizem seus objetivos em metas pequenas, pois apenas olhar para o cenário completo vai tornar mais difícil alcançar objetivos de longo prazo. É importante ter um objetivo máximo, mas negócios precisam mudar sua abordagem para uma que requeira passos menores e mais fáceis de administrar a fim de chegar nesse ponto.

Tentar entender Business Intelligence sem um profissional qualificado

Para tirar máximo proveito de BI você irá precisar analisar os seus dados, mas mesmo que você tenha as ferramentas certas, você ainda vai se beneficiar muito em ter um especialista que é treinado para compilar e organizar essas informações. A IT Business Edge reporta que tentar fazer isso sem a ajuda de um expert em BI pode criar atrasos e custar mais do que simplesmente contratar alguém que saiba fazer o trabalho que você precisa.

"Acessar esses dados não é fácil", diz Boris Evelson, analista da Forrester Research. "Não é apenas acessar a base de dados – você precisa entender a metadata e como os dados estão sendo mostrados".

Ter a solução correta de Business Intelligence, profissionais treinados e metas realistas de curto e longo prazo vão ajudar a sua empresa a conseguir os melhores benefícios.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.