Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Certidão via Blockchain: primeiro bebê é registrado com a tecnologia no Brasil

Por| 30 de Outubro de 2019 às 18h55

Link copiado!

Shutterstock
Shutterstock
Tudo sobre IBM

Um teste realizado no Brasil resultou no primeiro registro de bebê de forma digital. Uma criança nascida em 8 de julho teve sua certidão emitida pela rede Notary Ledgers, usando tecnologia blockchain da IBM.

Álvaro de Medeiros Mendonça nasceu no Rio de Janeiro, e uma pessoa da equipe de parto declarou o horário na ferramenta da Groth Tech, que usa o sistema de blockchain da IBM. Depois, o pedido de registro foi feito e a identidade digital da criança foi criada com a validação de dados pessoais e reconhecimento facial.

Para que tudo seja oficial, a empresa fez uma parceria com o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais da Cidade do Rio de Janeiro e o hospital onde o parto foi realizado, a Casa de Saúde São José, no caso. O teste piloto foi realizado durante três dias, e a ferramenta demora, no máximo, 15 minutos para emitir a certidão, de acordo com o CEO da Growth Tech, Hugo Pierre.

“Embora algumas maternidades já possuam unidades de cartório, a emissão não é algo simples”, disse Pierre. “Em muitas situações, o pai precisa enfrentar filas que chegam a durar 4 horas, principalmente em hospitais públicos, com grandes números de nascimentos por dia”, explicou.

Continua após a publicidade

A ideia, agora, é expandir o serviço e oferecer para mais maternidades. Se funcionar e for bem recebido, a companhia pensa em oferecer registro de imóveis e certidões de casamento, que também não são tarefas fáceis no país.

Fonte: via Tilt