Certidão via Blockchain: primeiro bebê é registrado com a tecnologia no Brasil

Por Felipe Junqueira | 30 de Outubro de 2019 às 18h55
Shutterstock
Tudo sobre

IBM

Saiba tudo sobre IBM

Ver mais

Um teste realizado no Brasil resultou no primeiro registro de bebê de forma digital. Uma criança nascida em 8 de julho teve sua certidão emitida pela rede Notary Ledgers, usando tecnologia blockchain da IBM.

Álvaro de Medeiros Mendonça nasceu no Rio de Janeiro, e uma pessoa da equipe de parto declarou o horário na ferramenta da Groth Tech, que usa o sistema de blockchain da IBM. Depois, o pedido de registro foi feito e a identidade digital da criança foi criada com a validação de dados pessoais e reconhecimento facial.

Para que tudo seja oficial, a empresa fez uma parceria com o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais da Cidade do Rio de Janeiro e o hospital onde o parto foi realizado, a Casa de Saúde São José, no caso. O teste piloto foi realizado durante três dias, e a ferramenta demora, no máximo, 15 minutos para emitir a certidão, de acordo com o CEO da Growth Tech, Hugo Pierre.

“Embora algumas maternidades já possuam unidades de cartório, a emissão não é algo simples”, disse Pierre. “Em muitas situações, o pai precisa enfrentar filas que chegam a durar 4 horas, principalmente em hospitais públicos, com grandes números de nascimentos por dia”, explicou.

A ideia, agora, é expandir o serviço e oferecer para mais maternidades. Se funcionar e for bem recebido, a companhia pensa em oferecer registro de imóveis e certidões de casamento, que também não são tarefas fáceis no país.

Fonte: via Tilt

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.