LGPD na Black Friday: Como as empresas podem se preparar para evitar problemas

LGPD na Black Friday: Como as empresas podem se preparar para evitar problemas

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 24 de Novembro de 2021 às 18h20

É a primeira vez que a Black Friday vai ocorrer com a Lei de Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor. As lojas precisam ter muita atenção em relação às regras da lei, pois as multas podem chegar a 2% do faturamento da empresa.

Para Sylvio Sobreira, CEO da SVX Corporate, é imprescindível que os lojistas ampliem os investimentos em segurança de dados para oferecer mais tranquilidade aos clientes. “Esse é um processo minucioso e que exige um tempo de implementação. É preciso validar a preocupação com a segurança de dados perante o consumidor, fazer uma auditoria e adquirir ferramentas que detectem vulnerabilidades no sistema, entre outros."

Nesse cenário, Sobreira destaca cinco dicas para que as empresas evitem perdas financeiras, danos à imagem ou outras situações ainda mais graves. Acompanhe!

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Uso indevido da identidade visual do e-commerce

É essencial que a companhia monitore o uso indevido de sua marca online (em sites e redes sociais). “Os selos de autenticidade e conformidade do portal, como o Confiaweb, da CyberExperts, são alternativas para certificar que a página é autêntica”, ensina Sobreira.

Uso indevido de dados pessoais para compras

É preciso ter muito cuidados com dados pessoais (Imagem: Reprodução/Unsplash/Markus Spiske)

Em compras na internet, é comum que sejam solicitados documentos e dados pessoais para cadastro. Para evitar que criminosos tenham acesso a essas informações, é importante ter um sistema antifraude para revisar a integridade dos dados usados, como na tentativa de registrar cadastros duplicados.

Cancelamentos do tipo chargeback

Diversas situações podem levar ao chargeback. Uma delas é quando o cliente percebe o lançamento de uma compra que ele não fez na fatura de cartão. Por isso, a prevenção e o combate a fraudes precisam estar sempre entre as prioridades. "Para minimizar os riscos, é fundamental ter o auxílio de especialistas que possam entender o contexto de cada situação, mapear detalhadamente a ação de fraudadores e descobrir lacunas no sistema."

Autenticação ineficiente

Aplicar criptografia de ponta a ponta e oferece suporte a clientes que relatarem incidentes com seus dados são práticas fundamentais, que devem ser adotadas pelas empresas.

Transparência sobre as práticas

As empresas devem deixar claro quais dados, para qual a finalidade, se haverá compartilhamento e por quanto tempo as informações serão retidas. O cliente deve, ainda, ser informado sobre a política de privacidade da loja. Dessa maneira, ele saberá se uma abordagem da empresa é um comunicado oficial ou uma tentativa de fraude. Ter um programa de privacidade e proteção de dados estabelecido assegura mais confiança aos consumidores.

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