Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha no sistema pode deixar American Airlines sem pilotos no Natal

Por| 30 de Novembro de 2017 às 12h50

Link copiado!

Falha no sistema pode deixar American Airlines sem pilotos no Natal
Falha no sistema pode deixar American Airlines sem pilotos no Natal

Uma falha de sistema pode deixar a American Airlines sem pilotos durante a temporada de Natal. Devido a um erro em seus softwares internos, uma das principais companhias aéreas do mundo acabou abrindo a todos os seus 15 mil comandantes a possibilidade de agendarem férias ou folgas para a semana de festividades.

O resultado seria catastrófico, com voos cancelados em uma das épocas mais movimentadas do ano para a companhia e passageiros irados, sem conseguirem seguir viagem para verem suas famílias. A American Airlines não disse quantos de seus funcionários efetivamente escolherem não trabalhar no período, mas o número foi suficiente para que ela iniciasse um programa para que eles retornassem ao trabalho.

Em comunicado à imprensa, a companhia afirmou ter iniciado um programa de convocação de pilotos reserva. Além disso, está oferecendo um bônus de 50% no salário daqueles que cancelarem suas folgas para auxiliar nos esforços durante a temporada de Natal. A American Airlines não revelou os resultados preliminares desses esforços.

A empresa também não comentou sobre o que, exatamente, levou à falha, o que deixou os especialistas em ritmo de especulação. Mais uma vez, os dedos foram apontados para a complexidade cada vez maior da logística exigida pelas companhias áreas, o que leva as administradoras de sistemas internos, muitas vezes terceirizadas, a cometerem erros ou gerarem glitches desse tipo.

Continua após a publicidade

Apenas no segundo semestre deste ano, foram diversas situações de voos cancelados ou atrasados devido a problemas nos sistemas, dificuldades relacionadas a sistemas de reservas que não computavam os passageiros corretamente ou passagens colocadas à venda por valores de, muitas vezes, algumas dezenas de dólares. Em todos os casos, a justificativa sempre foi a mesma: um “erro do sistema”.

Enquanto isso, os números de utilização só crescem. De acordo com dados do sistema aéreo americano, 28,5 milhões de pessoas voaram no último final de semana, o tradicional feriado de Ação de Graças nos EUA. O aumento foi de 3% em relação a 2016 e a expectativa para a temporada de Natal é de um incremento ainda maior.

Ainda assim, segundo a American Airlines, não há motivo para pânico. A companhia aérea tranquilizou seus passageiros e garantiu que todos os horários e datas de voos serão cumpridos à risca.

Fonte: Los Angeles Times