Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Baratas mostram a cientistas como fazer robôs capazes de superar obstáculos

Por| 15 de Fevereiro de 2018 às 17h48

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Muita gente acha que baratas são asquerosas e nojentas. Mas outra coisa que pode ser dita sobre esse horror com seis patas é que elas são excelentes em escapar de lugares onde estiverem confinadas. Com suas terríveis habilidades para se movimentar rapidamente, encontrar rotas e escalar superfícies, as baratas não vieram ao mundo para se submeter aos caprichos humanos.

E é esse tipo de talento que os estudiosos da John Hopkins querem que os seus robôs aprendam com as horripilantes criaturinhas. Chen Li, professor assistente no Departamento de Engenharia Mecânica da John Hopkins, disse que as baratas se viram bem em qualquer ambiente e são muito rápidas. Sean Gart, pesquisador associado e colega de Chen, explica: "Nós pegamos as baratas e as colocamos em uma arena com obstáculos para que elas os atravessem o mais rápido possível".

O resultado disso? Clique para ver o vídeo abaixo (se você tiver coragem):

Continua após a publicidade

O REX Robot é contruído para ter formato anatomicamente semelhante ao das baratas. Após a equipe observar como os insetos se movimentam para superar os obstáculos, tentaram produzir um robô que conseguisse se movimentar da forma mais fidedigna possível em comparação às baratas estudadas.

Quando, no futuro, um robô te salvar quando você estiver preso num lugar inóspito, agradeça às baratas!

Fonte: Futurity