Astronautas americanos ouviram "música" de origem desconhecida ao orbitar a lua

Por Redação | 22.02.2016 às 18:00

A lua ainda é bastante misteriosa, ainda mais por nos iluminar indiretamente com o seu mesmo lado todos os dias. O chamado “lado escuro da lua” (the dark side of the moon, em inglês) nunca recebe a luz solar, e, além disso, as comunicações entre a Terra e uma nave espacial são interrompidas quando esta passa pela parte obscura da lua, ou seja, não há nenhum sinal de rádio indo e vindo daqui para lá.

Tendo isso em mente, vamos voltar ao final dos anos 1960, quando o homem pisou na Lua. O mistério começa pela missão americana Apollo 10, de 1969, cujo objetivo era orbitar e explorar o satélite artificial da Terra. E curiosamente, os astronautas passaram a ouvir sons estranhos vindos do espaço no momento em que aterrissaram por lá.

Astronautas Apollo 10

Astronautas da missão Apollo 10, Eugene Cernan, Tom Stafford e John Young (Créditos: Reprodução / NASA)

Calma, [provavelmente] não foi nenhuma rádio alienígena sintonizada por engano, mas ninguém também sabe explicar de onde vieram os ruídos esquisitos. A tripulação, composta pelos astronautas Eugene Cernan, Tom Stafford e John Young, ficou tão surpresa quanto nós estamos agora, e isto nota-se na conversa entre eles:

- “Parece com, você sabe, música do tipo espacial”

- “Você ouviu isso? Aquele som de assobio? ”

- “Bem, isso com certeza é uma música estranha!”

- “É inacreditável! Sabe?”

- “Devemos dizer a eles sobre isso?”

- “Eu não sei. Devemos pensar sobre isso”.

Por razões óbvias, a informação permaneceu classificada como “Confidencial” pelas autoridades americanas, mas os arquivos foram liberados em 2008.

Nave missão Apollo 10

Nave da missão Apollo 10 orbitando a lua (Créditos: Reprodução / NASA)

Sabendo que não poderiam ser procedentes da Terra, então de onde vieram esses ruídos? Pois é, ninguém sabe ao certo. Alguns cientistas explicam que existe a possibilidade de partículas no espaço terem interferido nos equipamentos de rádio, já que, mais recentemente, a nave Cassini captou sons semelhantes vindos de Saturno. Existe ainda a chance dos sons serem apenas “imaginação” dos astronautas, mas a probabilidade dos três membros da tripulação terem a mesma alucinação é bem remota.

Se você ficou curioso sobre o assunto, pode logo abaixo conferir o documentário do canal Science Channel que explora o acontecido. Este está dividido em duas partes e contem o diálogo completo entre os astronautas.

Via Huffington Post.