Publicidade

USP cria simulador de voo baratinho para estudar reação de pilotos em urgências

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/MirkoVitali/Envato
Reprodução/MirkoVitali/Envato

Os simuladores de voo são aparelhos muito presentes nas vidas dos pilotos de avião, pois é neles que muitas situações são treinadas para, quando houver necessidade, serem executadas da melhor maneira possível. Mas, mesmo com horas e horas de treinamento, tudo ainda é muito suscetível às reações humanas desses profissionais. Com isso em mente, alunos da USP desenvolveram um simulador capaz de identificar o comportamento dos comandantes em situações de emergência.

Segundo o EESC, o simulador desenvolvido pelos alunos do departamento é equivalente aos utilizados por grandes empresas aéreas no treinamento de seus pilotos, com o diferencial de custar 90% menos. Segundo o professor Bidinotto, os custos operacionais dessas companhias poderiam ser bem reduzidos caso o aparelho da USP seja utilizado por elas no futuro.

"A tecnologia empregada no simulador tem potencial para ser comercializado para empresas aeronáuticas ou linhas aéreas, que costumam comprar simuladores a custos altíssimos. Seria uma alternativa mais atrativa para elas, uma vez que esse equipamento poderia ser vendido por um preço muito mais acessível, o que nos colocaria em situação de concorrência, algo que inexistia até então", conclui Bidinotto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fonte: EESC, Aero Magazine