Bagagem de mão: posso levar aparelhos eletrônicos no avião?

Bagagem de mão: posso levar aparelhos eletrônicos no avião?

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 21 de Dezembro de 2021 às 19h10
Emanuela Picone/Unsplash/CC

Se você planeja viajar de avião, é bom saber exatamente as regras para levar aparelhos eletrônicos no voo. Afinal de contas, eles são ou não permitidos na mala de mão?

De acordo com as regras estabelecidas pela resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cada passageiro pode levar consigo até 10 kg na cabine, desde que a soma das medidas (largura x altura x profundidade) não ultrapasse 115 cm.

Dentro dessas medidas e desse peso estão inclusos aparelhos eletrônicos que são permitidos na mala de mão. Alguns deles, inclusive, podem ser transportados exclusivamente junto ao passageiro, não podendo ser despachado junto com outras bagagens.

Notebooks podem (e devem) ser levados na mala de mão durante os voos (Imagem: Fallon Michael/Unsplash/CC)

É o caso de notebooks, tablets, filmadoras, videogames portáteis, celulares e câmeras fotográficas. Esses aparelhos eletrônicos não apenas podem, como devem ser carregados na mala de mão. Aparelhos como chapinha ou secador de cabelo também são permitidos.

O ponto mais importante a saber é que tudo o que estiver na bagagem de mão precisa ser acondicionado da forma correta, ou seja, de maneira segura e que não perturbe o conforto ou coloque em risco a segurança do proprietário ou demais passageiros.

Regras para aparelhos eletrônicos na mala de mão

Agora que você já sabe que, sim, é possível levar aparelhos eletrônicos na mala de mão durante os voos, sejam eles nacionais ou internacionais, vamos elencar as principais regras para esse transporte.

  1. Pilhas e baterias de lítio são permitidas na mala de mão, desde que não ultrapassem os limites de 20 Wh e 100 Wh, respectivamente;
  2. O número de aparelhos eletrônicos portáteis em uma bagagem de mão não pode ultrapassar 15 (e respeitando o limite de peso já citado);
  3. Não é permitido levar mais de 20 baterias de lítio, recarregáveis ou não, em uma bagagem de mão;
  4. Os telefones celulares devem permanecer desligados (ou em modo avião) durante todo o voo, inclusive na decolagem e aterrissagem;
  5. Notebooks e aparelhos de DVD portáteis podem ser usados, mas apenas enquanto a porta do avião estiver aberta ou quando o voo atingir uma altura equivalente a 10 mil pés (3 mil metros).

Equipamentos eletrônicos não permitidos

Ainda que a maioria dos equipamentos eletrônicos possam ser levados na bagagem de mão no avião, há algumas exceções que é preciso ficar atento. São elas:

  • Cigarro eletrônico
  • Purificador de ar
  • Walkie-talkies
  • Televisores

Agora é só prestar atenção no que pode e o que não pode e curtir uma boa viagem.

Com informações: Givt, e-Destinos, ANAC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.